Skip to content

“Estudos Culturais sobre a cultura”

27/05/2009

por Maycon Lopes

Estudos Culturais sobre a cultura. Foi com essa feliz, ligeira e frisada redundância que o reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida, brincou ao referir-se ao ENECULT, testemunhando o seu crescimento e vigor, bastante evidenciado na quinta edição do evento. Naomar ressaltou ainda o caráter eminentemente inovador do Encontro, que vem a flertar com o modelo de Universidade proposto pelo reitor, a saber, a multidisciplinalidade como um campo que deve ser, senão a diretriz, sistematicamente perseguido (e explorado) pela academia na contemporaneidade.

Multidisciplinaridade que seduz, brilham os olhos do reitor

Multidisciplinaridade que seduz

A reiteração desse atributo do ENECULT foi feita por Albino Rubim, diretor do IHAC – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA, e fundador do CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, que nos lembrou a importância da composição heterogênea das mesas temáticas. Historiadores/as, antropólogos/as, sociológos/as, comunicólogos/as, que encontram na cultura — conceito, é bem verdade, por demais abrangente — um campo comum e dialógico.

Na Mesa de Abertura estiveram também o secretário estadual da cultura, Márcio Meirelles, que, além de verbalizar o crescente interesse do Estado para com a cultura, parabenizou a realização do ENECULT e reconheceu a sua importância não apenas nacionalmente, como internacionalmente, uma vez que uma das prioridades do Encontro é estabelecer a discussão entre pesquisadores/as ibero-americanos/as — questão verdadeiramente emblemática para a compreensão do sentido e dinâmica deste evento.

Enfim, contando também com a presença de outras ilustres figuras com atuação em cultura, a Mesa de Abertura destacou ainda a preocupação do evento com as chamadas minorias, a problematização das políticas culturais voltadas aos/as afrodescendentes, além da proposição temática a respeito das relaçoes de gênero e sexualidade, haja visto um relativo boom, por assim dizer, desses estudos, e suas implicações.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. pi permalink*
    27/05/2009 14:49

    maycon,

    parabéns pelos posts.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: