Skip to content

Mulher na mídia

27/05/2009

Por Geise Oliveira e Ivna Pires

Este tema foi discutido na Sessão de Trabalhos sobre Gêneros e Produtos Culturais, dia 27 de maio às 17hs na sala 09 da Facom-UFBA.

Edilson Brasil Junior de Souza ( Universidade estadual do Ceará) palestrou acerca da agressão masculina nos vídeos pornôs. Além disto, discorreu  também os processos de identificação envolvidos e gerados no filme e a diferenciação existente na contemporaneidade.

Marcia Veiga Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) trabalhou o caso do jogador Ronaldinho com  travestis e sua repercussão na mídia. Para isto foram analisados os conceitos de jornalismo, gênero e os papéis sociais dos personagens da história: as travestis, o jogador e a Rede Globo. O padrão heteronormativo, baseado no padrão de monogamia, fora discutido em relação à construção dos discursos midiáticos.

Ivia Alves, falando sobre Sex and the City Ivia Alves (Universidade Federal da Bahia) palestrou sobre as séries feitas para o público feminino, especialmente a série Sex and the City e suas herdeiras.  A palestra mostrou como as séries contemporâneas, apesar de seu ar arrojado, tendem a reproduzir ideais femininos antiquados.  Estereótipos, imagens de mulheres da atualidade como mais ligadas ao lado afetivo que o profissional também foi fortificado pelas séries analisadas.

ClebClebemilton falando sobre a banda Black Styleemilton Nascimento (Universidade Federal da Bahia), discorreu uma análise feita por ele sobre sete bandas de pagode baiano, mais especificamente da banda Black Style. A Banda criada em 2006 por jovens da periferia de Salvador, fragmenta o corpo feminino, possui letras fazendo apologia a genitália da mulher e usa palavras expressivas que denotam o coito e engendram hierarquias, diz palestrante. A análise ainda parte para a colocação da banda no cenário musical baiano, classificando-se em pagode ou axé music.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: