Skip to content

Religiões Afro-Brasileiras

27/05/2009

Por Ana Paula Pereira e Windson Souza

(da esq. pra dir.) Bruno Rohde, Conceição de Maria e Lúcia Helena
(da esq. pra dir.) Bruno Rohde, Conceição de Maria e Lúcia Helena

Aconteceu entre 17 e 19 horas na sala 3 da Facom – UFBA a sessão de trabalhos sobre Religiões Afro-brasileiras, com participação de Bruno Faria Rohde, Conceição de Maria Ferreira Silveira e Lucia Helena Barbosa Guerra.

O primeiro a se apresentar foi Bruno Rohde, aluno de mestrado em Cultura e Sociedade da UFBa, apresentando seu trabalho sobre a Umbanda. Ele apresentou preocupações históricas e políticas sobre o tema e fez uma análise própria sobre o universo da umbanda (como ele gosta de se referir, por ser uma definição mais ampla).

O segundo trabalho apresentado foi de Conceição de Maria Silva, que analisou os filmes Ori e AtlÂntico Negro.  Ela verificou como a religião é apresentada nos documentários, e as diversas táticas de comunicação utilizadas pelos diretores, identificando também como as variadas maneiras de inserção da voz do narrador pode implicar no resultado do produto audiovisual. Para Conceição, é muito interessante estudar a representação da realidade no documentário para se entender como o diretor posiciona o subalterno, aquele indivíduo ou grupo que é entrevistado e estudado e,  no caso da palestra, como a religião é mostrada.

A última a apresentar o trabalho foi a assistente social Lúcia Helena, mestranda em antropologia na Universidade Federal de Pernambuco. Lúcia falou sobre sua dissertação de mestrado, que será uma etnografia sobre o grupo Bongar, que em seus shows trazem a história da resistência da nação Xambá. Lúcia trouxe também informações sobre festas afro, como expressões da fé, através da música e da dança, nas quais a fartura de comida e bebida é associada à prosperidade.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 12/03/2010 12:31

    ……………

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: