Skip to content

Reunir esforços para indicadores culturais

27/05/2009

Por Júlia Salgado e Simone Braz

Mauricio Siqueira, Lia Calabre, Cristian Carvalho Lins

No auditório da FACOM às 14h30 gerou-se a discussão da mesa “Políticas e Indicadores Culturais”, coordenada por Lia Calabre que hoje é coordenadora do setor de políticas culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa. Lia discorreu sobre a importância de se pensar os indicadores para o planejamento, avaliação e condução de políticas culturais. Enfatizou que as informações precisam ser utilizadas de maneira objetiva. Fundamentou critérios, premissas e características da abordagem e coleta de indicadores para a cultura.

O sociólogo Maurício Siqueira, componente da mesa, também contribuiu através de uma abordagem teórica e conceitual para o tema. Defende a elaboração e uso de indicadores culturais para aporte de recursos públicos. O pesquisador concluiu sua fala defendendo a formação de uma rede para articular informações de indicadores culturais.

Público expectante

Também compondo a mesa,  Cristina  Pereira de Carvalho Lins, coordenadora técnica do Sistema de Informação e Indicadores Culturais do IBGE, elucida a necessidade de indicadores  culturais no Brasil. Fala do acordo de cooperação técnica do IBGE com o MinC desde 2004, com o intuito de se produzir um sistema de informação confiável. Exemplifica como os indicadores culturais podem medir a dimensão sócio-econômica da cultura.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: