Skip to content

“Cultura da crise ou crise da cultura?”

28/05/2009

Por Júlia Salgado e Simone Braz

Em tempos de crise, não poderia faltar esta discussão em nosso segundo dia de encontro. Como a cultura se mantém neste momento?

Integrantes da mesa

A mesa foi iniciada por José Márcio Barros que discorreu sobre como a crise deflagra um sistema capitalista desgastado e como este momento pode possibilitar transformações acima dos limites econômicos. Já que, pode-se superar a crise pela capacidade de enfrentá-la. Destaca o momento como oportuno para começar uma reforma no modelo de financiamento da cultura no Brasil que anuncia seus sinais de esgotamento.

Alexandre Barbalho, também integrante da mesa, recorre a um texto de Isaura Botelho sobre o tema. Enfatiza o esforço de construir um Sistema Federal de Cultura em prol de sua transversalidade e entre outras preocupações que envolvem a crise e o modelo de financiamento.

Frederico Barbosa colocou que a crise não diz respeito somente ao fim de recursos para patrocínio e sim à capacidade de processar, em termos de gestão, as economias criativas. Coloca que, dentro do ministério, trata-se do agravamento de uma crise política e de gestão.

A temática foi polemizada por muita gente da platéia incluindo Albino Rubim, Paulo Miguez e Mauricio Siqueira. Este ultímo levantou o questionamento que deu origem ao titulo deste post. E foi quase um consenso, que a crise econômica não se aprisiona no campo da economia e não deve ser tratada como “marolinha” no plano ideológico.

Dia: 28 de Maio

Local: Auditório da Facom

Horário: 14:30

Mesa redonda: Crise e financiamento da cultura no Brasil

Participantes: Alexandre Barbalho, Frederico Barbosa da Silva (coordenador) e José Márcio Barros .

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: