Skip to content

Gênero, Cordel e Literatura Infantil

28/05/2009

Por Geise Oliveira e Ivna Pires

No dia 28 de maio, às 17h na sala 09 da Facom aconteceu a sessão de trabalhos sobre Gênero e Cultura. Quatro trabalhos foram apresentados, mostrandos faces distintas do tema.

Rocio Castro (Universidade do Estado da Bahia) fez uma reflexão sobre a cultura patriarcal na globalização. Para tanto, houve uma explicação do que seria a cultura ocidental, como esta surgiu e se expandiu. O patriarcado que já é um traço histórico da nossa sociedade, se atualiza no contexto atual através de novas formas, pois segundo a palestrante

mudam as formas, não os conteúdos

Vanusa Santos (Universidade Federal da Bahia) desenvolveu a invisibilidade feminina no cordel. A história da mulher como contadora foi demonstrada, desde as histórias transmitidas oralmente até a atualidade, passando pela historiografia que deixou de representá-la.

Marisa Mello (Universidade Federal Fluminense) tratou de gênero, raça e classe na modernidade e subalternidade à brasileira. Foram trabalhados conceitos de cidadania e de hábitos.  Ao longo da palestra, foi explicitado que mesmo a mulher conquistando o mercado de trabalho, a estrutura da sociedade não foi modificada.

Angela Barbosa (Universidade do Estado da Bahia) discorreu sobre literatura infantil e a construção da identidade feminina e masculina. A partir de análises de textos infantis contemporâneos, a palestrante mostrou como estão sendo feitas releituras, reelaboração de personagens e desconstrução de esteriótipos dos papéis de homens e mulheres.

Dia: 28 de maio

Horário: 17h às 19h

Local: Facom-UFBA

Sessão de Trabalho: Gênero e Cultura

Participantes: Rocio Castro, Vanusa Santos, Marisa Mello e Angela Barbosa.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. chip permalink
    29/05/2009 10:01

    A sessão foi bem interessante, muito válido ter postado aqui.
    abçs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: