Skip to content

Afrodescendência na mídia

28/05/2009

Por Geise Oliveira e Ivna Pires

No dia 28 de maio, a mesa redonda  realizada na Reitoria-UFBA às 10h foi sobre afrodescendência e universo midiático brasileiro contemporâneo.

Afrodescendência na mídia

O primeiro palestrante, Joel Zito Araújo,  apontou para as questões negras e indígenas.  Ele falou da contradição de o Brasil ser a nona maior economia global e mesmo assim seus habitantes enxergarem o país como terceiro mundo. O motivo disto, para o palestrante, era a imensa desigualdade no país que impedia a população de enxergar as riquezas por estas estarem muito concentradas.  Outro ponto levantado foi a ideia da mestiçagem na construção da América Latina. Um agravante se dá no Brasil, pois esta lógica foi usada para criar um perfil cultural distinto da Europa, mas que ao mesmo tempo “joga fora” as identidades negra e indígena.

O segundo palestrante Maurício Pestana, salientou a grande importância do universo midiático na luta do negro.  Como diretor da revista Raça Brasil e militante do movimento negro, ele explicitou que existe uma “má vontade” em se falar da questão racial na mídia e ainda levantou o questionamento sobre que  formas podem ser criadas para mudar a representação do negro.

O último palestrante, Noel Carvalho trouxe para discussão o negro no cinema. Segundo pesquisas do palestrante, as representações do negro no cinema não são raras, o que é muito rudimentar são os estudos que colocam os negros como produtores e diretores de filmes. A trajetória de Cajado Filho foi demonstrada na palestra, como um exemplo de ícone negro que pouco é divulgado. Noel mostrou também a preocupação do estatuto cultural dos produtos feitos pelos negros, assim como um temor que estes sejam esquecidos por uma falata de estudos na área.

Dia: 28 de maio

Local: Reitoria da UFBA

Horário: 10h

Mesa redonda : Afrodescendência e universo midiático brasileiro contemporâneo

Participantes: Joel Zito Araújo, Maurício Pestana e Noel Carvalho

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: