Skip to content

Cultura, Comunicação e Contemporaneidade

28/05/2009

Por Raissa Biriba e Simone Braz

Cultura, Comunicação e Contemporaneidade
Luís Albornoz – Cultura, Comunicação e Contemporaneidade

A palestra iniciada às 9h da manhã na Reitoria da UFBA, contou com a presença de de Luís A. Albornoz do Departamento de Jornalismo e Comunicação Audiovisual da Universidade Carlos III de Madri (UC3M). É a primeira vez que participa do Enecult.

Falou sobre os vínculos entre a cultura e a comunicação nas sociedades contemporâneas, relacionando com as Políticas Públicas para a Cultura. Além disso, ressaltou a necessidade de se reconhecer a diversidade dos setores culturais e da importância em se ter conhecimento da Carta Cultural Ibero-Americana:

As indústrias Culturais e criativas são instrumentos fundamentais de criação e difusão da cultura, de expressão e afirmação das identidades, assim como geração de riqueza e crescimento

Comentou sobre 9 princípios da Carta Ibero-Americana, dando ênfase da Responsabilidade dos Estados de formular e aplicar políticas culturais. Porém, para isso, ressaltou a existência de alguns contextos de aplicação como: concentração dos meios de comunicação, a relação simbiótica entre os meios e a classe política, obscurantismo de dados sobre os setores da informação, comunicação e cultura, dentre outros.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: