Skip to content

Cultura, cinema e arte

29/05/2009

Por Raissa Biriba e Ticiana Figueirêdo

A apresentação dos trabalhos sobre Cultura, cinema e arte aconteceu hoje, às 14:30h, na sala 10 da Facom e contou com a participação de Michael Peixoto (UNB), Claudio Novaes (UEFS), Marcelo Carvalho da Silva (UFRJ) e Marise Berta de Souza (SENAC) – que também estava coordenando a mesa.

A mesa foi iniciada com reflexões acerca do cinema de molde – modelo pronto, pré-determinado, previsível, padronizante, cliclês – com relação ao cinema que é moldado – construído fora dos padrões. Posteriormente, foi resgatada a idéia de autoria no cinema, através do cinema autoral, em que o próprio diretor se diz autor. Isso se faz necessário no mundo cenário do mundo contemporâneo, onde muita gente faz cinema (amador) e se valoriza o anonimato, principalmente devido à internet.

Três teorias foram brevemente analisadas: política dos autores, cinema novo e cinema de poesia. A política dos autores (França) faz uma crítica ao cinema de roteirista, defendendo ser o roteiro apenas um guia, pois o cinema deve falar a partir de sons e imagens, e não de recursos literários. Segundo ela, o autor é aquele que expressa sua visão de mundo. Para o cinema novo – considerado a política dos autores brasileira – o autor é aquele que expressa não apenas sua visão de mundo, mas sobre o mundo que em que está inserido, ou seja, ele é o porta voz social. Já o cinema de poesia – contrapondo-se com o cinema de prosa, que apresenta o sentido –  propõe uma ruptura estrutural no filme, vendo o estilo como uma forma de traduzir o mundo em imagens e sons.

Por fim, discorreram sobre os a relação entre Sartre e Bazin e a Bahia de Jorge Amado e Nelson Pereira dos Santos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: