Skip to content

Impactos da Tecnologia

29/05/2009

Por Ana Paula Pereira e Windson Souza

Nessa sexta feira de tarde aconteceu na sala 06 da Facom/UFBA a sessão de trabalhos Impactos da Tecnologia, foram apresentações sensacionais expostas por Júlia Machado de Carvalho (PUC – RJ), Maria Christianni Coutinho Marçal (UFPE), Renato Izidoro Silva (UFBA) e Gilvan Vilarim (UFRJ).

Júlia Carvalho, que também foi coordenadora da mesa, iniciou as exposições, sua apresentação teve o título “O Olhar Estrangeiro: as máquinas fotográficas como tecnologia do comércio de imagens”. Como forma de exemplo, Júlia exibiu o documentário Nascidos em Bordéis, na produção uma estrangeira se insere no universo das crianças indianas filhas de prostitutas, colocando câmeras em suas mãos e documentando suas descobertas e vivências. Carvalho então levantou questionamentos sobre até que ponto as crianças do filme podem estar sendo controladas e como o olhar do autor se insere na realidade mostrada. Júlia ainda mostrou exemplos de outras produções como “Eu, um negro” e “Nanook, o esquimó”.

A segunda apresentação foi a da doutoranda Maria Christianni, intitulada “Os Reflexos “Reais” da Tecnologia e as crises silenciadas”. Com vies filosóficos e psicanalíticos ela buscou discutir a onipresença da tecnologia e o real, especificando os efeitos que eles produzem.

Renato Izidoro
Renato Izidoro

Em terceiro, Renato Izidoro, da Universidade Federal da Bahia, apresentou o trabalho “Corpo e Espírito: Qual o lugar da existência cultural?”, em que tenta desmontar a questão da metafísica e estudar de que maneira o espírito não transcende a limitação corpórea. “Como é possível deslocar essa questão simbólica da abstração?”, é este o questionamento deixado por Renato, que buscou elucidar ao menos uma parte deste complicado mecanismo.

A sessão foi fechada pela apresentação “Cibercultura, Capitalismo e a Cloud Computing”. de Gilvan Vilarim, professor que possui mestrado em engenharia de sistemas e no momento está cursando doutorado em serviço social. Logo no início, Gilvan esclareceu que a sua apresentação não seria algo específico sobre cultura. Ele começou passando um rápido retrospecto da história da computação, partindo da computação eletrônica dos anos 30 e chegando à era da cibercultura. A cloud computing (ou “computação em nuvem”) é a etapa mais recente da criação e uso de software nos computadores. O professor expôs as possibilidades e problematizações que este novo modelo de tecnologia trás consigo.

Ao final, foi aberto espaço para um bate papo com os expositores em que todos tiveram oportunidade de participar e debater opiniões.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 01/06/2009 15:14

    Prezados Ana Paula e Windson,

    primeiramente querdo dizer que a matéria sobre a sessão de trabalho “Impactos da Tecnologia” está muito boa, pois soube destacar os pontos nodais das apresentações de cada um dos comunicadores, bem como evidenciaram o fio condutor dos discursos. Agradeço, portanto, a matéria, pois valoriza nosso trabalho.
    A fim de contribuir com o trabalho de divulgação do evento e especificamente da sessão em questão, gostaria de sugerir um pequeno, mas essencial, acrescimo na parte da matéria que diz respeito à minha fala.
    Onde está escrito que a intensão do meu trabalho foi “estudar de que maneira o espírito transcende a limitação corpórea”, é necessário colocar a palavra “não” antes do termo “transcende”. Ficando assim, portanto:
    “estudar de que maneira o espírito não transcende a limitação corpórea”.
    Obrigado pela atenção e bom trabalho,
    Renato.

    • windson1 permalink
      01/06/2009 16:58

      Renato, obrigado pela atenção em ter vindo aqui ler o post e pelo reconhecimento, isso foi muito legal de sua parte.
      Quanto ao erro de digitação, já foi corrigido, verifiquei minhas anotações da palestra e realmente um “não” foi engolido naquela frase.

      Abraços, Windson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: