Skip to content

Representações do corpo na arte

29/05/2009

Por Geise Oliveira e Ivna Pires

Discutindo o corpo e a arte

A sessão de trabalhos sobre Corpo e Arte aconteceu dia 29 de maio na sala 11 da Facom.

Líria de Araújo Morais palestrou sobre a dança de corpos conectados e improvisação. Para tanto, desenvolveu conceitos como conectividade, corpomídia e dança. A teoria geral dos sistemas foi dimensionada dentro da concectividade como forma de relação que modifica o outro. Foram usados vários autores nesse trabalho para explicar melhor a relação entre corpo, informação e dança. Na conclusão do trabalho foi afirmado que o cérebro faz parte da mente e a mente é o corpo como um todo.

Poliana Bicalho analisou o corpo cênico e os discursos que o atravessam. Como objeto de análise utilizou o espetáculo “Judite quer chorar, mas não consegue” , que é um solo coreográfico realizado por um deficiente físico. Esse espetáculo apresenta um diferencial entre as coreografias que o deficientes físicos executam, pois eles geralmente são usados como apoio e nesta apresentação aparece uma nova possibilidade. Um questionamento levantado pela palestrante, foi se ao mudar uma posição estamos deixando de ser nós mesmos.

José Antônio expôs sobre cultura, religiosidade e carnavalização. Apontou aspectos das narrativas como estratégias de criatividade e especificamente desenvolveu as narrativas chamadas “culturas negras”.Elton explicando o seu objeto de pesquisa

Elton Vitor Coutinho teve como objeto de pesquisa o corpo na contemporaneidade, analisando obras de Hansen e Damário. Ressaltou a utilização das xilogravuras como expressão do corpo feminino. Citou Jeudy, ao afirmar que se existe cultura o corpo se revela na mesma. Desta forma, aceitar o outro é também o olhar suas próprias identidades culturais.

Dia: 29 de maio de 2009

Horário: 14:30 às 17:30

Local: Sala 11 da Facom – UFBA

Sessão de trabalhos: Corpo e Arte

Palestrantes: Luciana Lopes Rocha, Líria de Araújo Morais, Poliana Lima Bicalho, Elton Vitor Coutinho da Silva dos Santos, José Antônio Carneiro Leão.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. chip permalink
    01/06/2009 17:25

    Gostei muito das informações! Post bem legal Geise e Ivna.

    bj

  2. Camila Moreira permalink
    06/06/2009 13:03

    Elton Vitor tem feito grandes apresentações. Presenciei esta e também gostei muito. Parabéns a todos pelo bom desempenho.

  3. gigi permalink
    13/12/2011 16:53

    adooooreii vou tirar 40 na prova de artes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: