Pular para o conteúdo

Vestindo idéias

29/05/2009

Por Rafael Rebouças

As formas de se vestir e de se expressar  foram discutidas na mesa coordenada  “Identidade, cultura jovem e moda” na primeira sessão de trabalhos deste segundo dia de ENECULT. Ninguém estava a fim de fofoca. A discussão girou, mesmo, em torno dos estudos da moda e da representação de identidade feita a partir dos modos de vestir.

A primeira abordagem foi do Prof. Dário Brito Jr., também coordenador da mesa, que vestiu o universo jovem da necessidade de afirmação de identidade, de T-shirt –  ‘cultura materializada’. Em seguida, o Prof. Renato Celestino Guedes trouxe a história da moda associada à figura de Carmem Miranda, ressaltando a importância da artista luso-brasileira para a imagem do país no exterior, sobretudo nos EUA, onde fez mais sucesso com sua imagem ’tipicamente’ brasileira. Para o professor, seu trabalho enquanto estilista e criadora de moda devem ser observados para além da personagem carnavalesca em que foi transformada.

Entrando no universo jovem, porém sob outra abordagem, Rodrigo Oliveira e Idalina Borghi colocam o universo sociocultural dos jovens e sua representação social e midiática em questão. Rodrigo, em sua pesquisa, realizada numa determinada rgião e contexto social, problematiza a identificação dos jovens com suas representações midiáticas – a novela Malhação, exibida pela rede Globo desde 1995 , e a novela Rebeldes – exibida pelo canal SBT. Idalina aponta a globalização enquanto possibilidade de expansão do universo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, limitadora, ao passo que existem jovens de diferentes classes sociais, ‘sem condições básicas de sobrevivência’ que ficam à margem deste processo.

Finalizando a mesa, a professora Maria Eduarda retoma o tema Moda fazendo uma relação da moda e a representação social e o consumo que surge a partir dela. Os ouvintes da mesa participaram nos intervalos das apresentações com dúvidas e opiniões a respeito do tema.

Sala 02 – FaCom – UFBA
Mesa coordenada: Identidade, cultura jovem e moda
Participantes:
– Dário Brito Rocha Jr. (coordenador) – “T-shirt como suporte de idéias da juventude: O engajamento num cenário onde o palco é a rua”
– Rodrigo Bonfim Oliveira – “As representações identitárias e as ficções seriadas juvenis no sul da Bahia – entre o RBD e o Malhação”
– Idalina Souza Mascarenhas Borghi – “Sociedade globalizada – Implicações sociais e culturais para a inserção social dos jovens do EJA”
– Maria Eduarda Araújo Guimarães – “A moda e a rua – A expressão das identidades mediadas pelo consumo”
– Renato Celestino Guedes – “Moda na década de 40 – A perfomance de carmem Miranda”

Assista uma gravação da Professora Maria Eduarda, quando interpelada pela importância da discussão realizada ali.

No comments yet

Deixe um comentário