Skip to content

Vestindo idéias

29/05/2009

Por Rafael Rebouças

As formas de se vestir e de se expressar  foram discutidas na mesa coordenada  “Identidade, cultura jovem e moda” na primeira sessão de trabalhos deste segundo dia de ENECULT. Ninguém estava a fim de fofoca. A discussão girou, mesmo, em torno dos estudos da moda e da representação de identidade feita a partir dos modos de vestir.

A primeira abordagem foi do Prof. Dário Brito Jr., também coordenador da mesa, que vestiu o universo jovem da necessidade de afirmação de identidade, de T-shirt –  ‘cultura materializada’. Em seguida, o Prof. Renato Celestino Guedes trouxe a história da moda associada à figura de Carmem Miranda, ressaltando a importância da artista luso-brasileira para a imagem do país no exterior, sobretudo nos EUA, onde fez mais sucesso com sua imagem ’tipicamente’ brasileira. Para o professor, seu trabalho enquanto estilista e criadora de moda devem ser observados para além da personagem carnavalesca em que foi transformada.

Entrando no universo jovem, porém sob outra abordagem, Rodrigo Oliveira e Idalina Borghi colocam o universo sociocultural dos jovens e sua representação social e midiática em questão. Rodrigo, em sua pesquisa, realizada numa determinada rgião e contexto social, problematiza a identificação dos jovens com suas representações midiáticas – a novela Malhação, exibida pela rede Globo desde 1995 , e a novela Rebeldes – exibida pelo canal SBT. Idalina aponta a globalização enquanto possibilidade de expansão do universo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, limitadora, ao passo que existem jovens de diferentes classes sociais, ‘sem condições básicas de sobrevivência’ que ficam à margem deste processo.

Finalizando a mesa, a professora Maria Eduarda retoma o tema Moda fazendo uma relação da moda e a representação social e o consumo que surge a partir dela. Os ouvintes da mesa participaram nos intervalos das apresentações com dúvidas e opiniões a respeito do tema.

Sala 02 – FaCom – UFBA
Mesa coordenada: Identidade, cultura jovem e moda
Participantes:
– Dário Brito Rocha Jr. (coordenador) – “T-shirt como suporte de idéias da juventude: O engajamento num cenário onde o palco é a rua”
– Rodrigo Bonfim Oliveira – “As representações identitárias e as ficções seriadas juvenis no sul da Bahia – entre o RBD e o Malhação”
– Idalina Souza Mascarenhas Borghi – “Sociedade globalizada – Implicações sociais e culturais para a inserção social dos jovens do EJA”
– Maria Eduarda Araújo Guimarães – “A moda e a rua – A expressão das identidades mediadas pelo consumo”
– Renato Celestino Guedes – “Moda na década de 40 – A perfomance de carmem Miranda”

Assista uma gravação da Professora Maria Eduarda, quando interpelada pela importância da discussão realizada ali.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: