Skip to content

Aula Show encerra V Enecult

30/05/2009

Por Ana Paula Pereira e Windson Souza

O Enecult de 2009 foi fechado em grande estilo na noite de 29 de maio com a Aula Show de José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski, no auditório da reitoria da UFBA. A dupla vem apresentando esta aula por todo o Brasil, tendo sempre um tema diferente pra cada região visitada, as apresentações intercalam música e palestra, envolvendo toda a platéia.  As letras foram cantadas por Wisnik, e Nestrovski acompanhou tocando seu violão.

A Aula Show se inicia.
A Aula Show se inicia.

A atração de abertura também foi de grande qualidade, com apresentação instrumental de Lucas e Pedro Robato, ambos integrantes da orquestra sinfônica e ganhadores de prêmios dentro e fora do Brasil. Após a abertura, entrou em cena Wisnik e Nestrovski com a bela canção Tempo sem tempo, seguida pelo Baião De Quatro Toques. Depois, Wisnik informou um pouco sobre o trabalho realizado através das aulas shows no Brasil, e entreteu a platéia como uma divertida canção que dizia: “só duas coisas tem valor na vida: comida e bebida”.

Wisnik cantou e tocou a música Assum Preto.
Wisnik cantou e tocou nessa noite de sexta.

Após isto, Wisnik falou sobre os momentos fundamentais da Música Popular Brasileira, e após fazer reflexões sobre a bossa nova e comentar fatos sobre Vinicius de Moraes até Barack Obama, cantou A Felicidade, de Vinicius e Tom Jobim, contando com a apoio vocal da platéia. A música em seguida foi Assum Branco, inclusive foi durante esta canção que Wisnik se sentou ao piano, proporcionando um dos mais belos momentos da noite, interpretando também Assum Preto, de Luiz Gonzaga . A seguir ocorreu um momento de descontração com a divertida música Trio de Efeitos, composta por José Miguel Wisnik e Luís Tatit. Depois de se divertirem, a platéia se emocionou com a próxima canção interpretada, vale a pena destacar o refrão: “Se o homem ama por amar e a mulher ama por amor, quem vai poder nos abraçar e compreender a nossa dor?”. Essa canção foi feita para a montagem da última peça de Nelson Rodrigues, intitulada A Serpente. Ainda aproveitando essa atmosfera, Wisnik cantou Pecado Original, de Caetano Veloso, também baseada em texto de Nelson Rodrigues. Ele destacou a competente capacidade dialógica contida na letra.

A música cheia de rimas (a ponto de Wisnik brincar dizendo “isso é um rap”) Mortal Loucura deu sequência à noite, ela foi interpretada duas vezes, sendo que no segundo momento a platéia participou cantando e repetindo as rimas. Depois, Coqueiro de Itapoã, de Dorival Caymmi, encantou o auditório com sua melodia suave, Wisnik chegou a comentar que é como se o ar da melodia projetasse as imagens de Itapoã, ele dedicou a música à Maria Sampaio. Após terem interpretado mais outra música, Nestrovski pediu a palavra, e falou o quanto é incomum encontrar uma obra que mescla poesia e música com tamanha qualidade quanto a interpretada por J. Wisnik e alguns outros artistas brasileiros como Caetano Veloso.

Toda a platéia aplaudiu de pé.
Ao fim da Aula Show, toda a platéia aplaudiu de pé.

Após mais uma música romântica, a dupla anunciou que o show estava quase em seu final, e para alegria da platéia interpretaram o samba paulista Inverno, ao final da canção todo o público se levantou e aplaudiu por vários minutos. Depois dos aplausos, Wisnik e Nestrovski agradeceram o convite do Enecult, manifestaram que já há bom tempo eles tinham vontade de apresentar a aula show na Bahia, e fizeram agradecimentos especiais à Milena Brito, ao observatório de crítica, a Paulo Minguês e à escola de música da UFBA.  Em seguida, Wisnik voltou novamente ao piano, e foi a vez da música Primavera. Logo após, o artista retornou à frente do palco, quando foi surpreendido pelo reitor da UFBA Naomar de Almeida Filho, que em público convidou a dupla para dar em breve um curso show na instituição, para alegria dos presentes. A aula show foi fechada com a premiada marchinha de carnaval Eva e Adão, e pela segunda vez na mesma noite, a dupla José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski foi aplaudida de pé.

Assistam abaixo uma das performances da noite, a qualidade da imagem não está boa, mas o que mais importa é que a música é de altíssima qualidade.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Eduardo Falcão permalink
    30/05/2009 14:27

    Muito bom o final do ENECULT. Espero poder participar dos próximos. Vida Longa!

    Post legal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: