Skip to content

O V Enecult foi pauta da TV UFBA

11/07/2009
Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Juan permalink
    11/07/2009 15:48

    Ana Rosas Mantecón (UAM – México) fez uma sucinta abordagem das principais temas dos estudos culturais em México e América Latina. A democratização das políticas culturais, a mercantilização das indústrias culturais e a sistematização das informações culturais são fenômenos que com maior ou menor desenvolvimento aparecem nos países do espaço latino-americano.

    Porém, para a pesquisadora ainda fica sem resolver uma pergunta fundamental: O que é o público?. Em geral se fala e estuda muito mais a oferta cultural que a própria percepção do público respeito a suas eleições e como chega às mesmas. Ela falou do rol e o contrato que se cria entre o público e a obra de arte, numa dinâmica com os serviços e bens culturais, que é histórica e situada num determinado contexto.

    Mantecón ressaltou o processo de reconhecimento como público das pessoas, e como a segmentação que existe respeito a idade, gênero, ruralidade ou urbanidade, entre outras, aparece na identificação e pertença da gente, questões que excedem o campo cultural. Ela questiona os términos que não reconhecem a dinâmica ativa dos públicos (como receptor, consumidor, etc.) e procura novos conceitos, como usuários, ciber-cidadanos, internautas.

Trackbacks

  1. O Pretoguês: vernáculo afro-brasileiro | Trezentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: