Skip to content

Áreas temáticas do VI ENECULT

09/12/2009

Ementas:

CULTURA E MÍDIA

Contempla trabalhos relacionados à reflexão sobre o campo midiático e a experiência na contemporaneidade. A relação entre mídia e as diversas dimensões da vida social: política, religião, economia etc. Produção de sentidos e mídia: produção, circulação e interpretação dos produtos midiáticos.

POLÍTICAS CULTURAIS

Acolhe trabalhos teórico-conceituais e/ou analíticos sobre políticas culturais em diversos aspectos, tais como: noções utilizadas; formulações, ações e objetivos; atores envolvidos; públicos pretendidos; recursos humanos, materiais, financeiros e legais acionados; sistematicidade, interfaces e transversalidades. Abrange políticas para a criação, difusão, circulação, cooperação, reflexão, preservação, recepção, produção e gestão da cultura.

CONSUMO E PÚBLICOS CULTURAIS

Abrange trabalhos relacionados ao estudo do consumo, das práticas e dos públicos culturais na contemporaneidade, tais como: conceitos de consumo cultural e de públicos culturais; práticas e espaços culturais; produção e consumo da cultura; comunicação e consumo cultural; perfil de consumidores e públicos culturais; formação de públicos para a as artes; públicos e mercados culturais.

DIREITOS AUTORAIS E CULTURAIS

Acolhe trabalhos que analisam temas, leis e conceitos voltados para os direitos autorais e culturais de obras literárias, artísticas e científicas. Estudos históricos, culturais e analíticos acerca da discussão e da revisão desses conceitos atingidos pelas mídiamorfoses contemporâneas com a mudança de formatos e de sistemas de produção, post-produção e distribuição das obras intelectuais.

PATRIMÔNIO CULTURAL

Contempla trabalhos do patrimônio cultural material e imaterial e da memória social, que possam fornecer elementos para a definição e redefinição de políticas públicas no campo da cultura e que expressem a capacidade do ser humano de sobreviver no meio em que vive, constituindo-se em registro da história da cidade, país, nação e da vida das pessoas.

CULTURA E ARTE

Aceita trabalhos que discutam arte e sociedade.Arte e diversidade cultural. Arte e cultura estética como espaço de construção e desorganização de fronteiras entre o erudito e o popular. Tradição e contemporaneidade nas manifestações artísticas: música, literatura, dança, encenação, artes visuais, performance, intervenção urbana, fotografia e vídeo.

CULTURA E CIDADE

Contempla trabalhos que contribuam para uma compreensão das dinâmicas contemporâneas das culturas urbanas. Trabalhos que proponham reflexões e debates sobre os usos e as representações do espaço urbano: a cidade como espaço físico e simbólico, imaginários urbanos, tensões territoriais, cidadania cultural, modos de estar juntos, linguagens artísticas e intervenções urbanas.

CULTURA E DESENVOLVIMENTO

Acolhe trabalhos sobre a relação entre cultura e desenvolvimento, tais como: estudos sócio-econômicos da cultura, economia da cultura, economia criativa, indústrias criativas, cidades criativas, indústrias culturais, indicadores culturais, estatísticas culturais, diversidade cultural e desenvolvimento, consumo de bens e serviços culturais, comércio internacional de bens e serviços culturais, cultura e propriedade intelectual.

CULTURA E IDENTIDADES

Acolhe trabalhos que tratam sobre a construção das identidades e o hibridismo cultural.Os estudos das identidades – sexuais, de gêneros, étnicas, de classes, “raças”, geracionais, territoriais etc.As políticas identitárias e pós-identitárias.As relações de poder e as identidades.Os complexos processos de identificação.A crise das identidades no mundo contemporâneo.

CULTURA E RELIGIÃO

Abrange trabalhos conceituais, etnográficos e/ou históricos acerca de interseções entre religiões e formas de produção cultural, em especial análises acerca da produção de identidades, da produção de espaços específicos e seus significados, bem como da produção e apropriação de objetos no âmbito das práticas religiosas. Trabalhos que considerem as relações entre práticas religiosas e outras esferas, tais como o consumo, o turismo ou a representação política.

CULTURA DIGITAL

Aceita trabalhos que discutam a cultura digital no Brasil e exterior, bem como artigos que promovam uma visão crítica do relacionamento da arte, cultura e tecnologia. Trabalhos sobre cultura e inclusão digital, capacitação em cultura digital, arte e cultura digital, conceito de commons, cultura livre, mídia livre, software livre como ferramenta cultural, plataformas P2P e cultura, estudos etnográficos em cultura digital, experimentação tecnológica cultural,  produções e manifestações artístico-culturais no digital.

FORMAÇÃO, GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL

Aceita trabalhos que tratam de temas relacionados ao campo da organização da cultura, tais como: a formação em gestão e políticas culturais; os fundamentos e as singularidades da gestão na área da cultura; estudos de caso da gestão cultural estatal e de entidades da sociedade civil; e estudos de caso sobre as conformações da produção cultural e seus momentos constitutivos.

NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS

Acolhe trabalhos que analisam as representações construídas em diferentes produtos culturais e através de variadas linguagens (cinema, literatura, música, artes plásticas, teatro, fotografia, televisão, etc.), constituintes das práticas de significação e dos sistemas simbólicos por meio dos quais os significados são produzidos; estudos que refletem sobre o caráter arbitrário e indeterminado das representações – de nacionalidades, regionalidades, gêneros, sexos, etnias, “raças”, etc. – e suas complexas ligações com as relações de saber/poder.

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. Roberto Barreto permalink
    21/12/2009 7:28

    Há outro e-mail para contato fora o cult@ufba.br. Mandei doi e-mail’s e ambos retornaram, não recebi resposta da comissão. Tenho algumas dúvidas: graduandos podem enviar e apresentar trabalhos? há limites de autores em cada trablho? Até quantos trabalhos podem ser enviados por autor? O artigo será publicado por inteiro? Há alojamentos reservados para pessoas de outros estados ou isso fica inteiramente por conta do inscrito, cabendo a ele procurar e encontrar hoteis, pousadas…?
    Agradeço desde já o esclarecimento.

    Roberto Barreto – discente do curso de ciências sociais da UFRPE

    • Leonardo Costa permalink*
      21/12/2009 15:29

      Caro Roberto,

      Graduandos podem sim se inscrever. Podem ter até cinco co-autores no trabalho. Cada autor pode submeter apenas um artigo. Os trabalhos aceitos com autores inscritos são publicados integralmente no CD-Rom com os Anais do evento.

      Não há alojamentos disponíveis. Há sim uma lista de indicações para hospedagem no sistema: http://www.enecult.ufba.br

      Abraços,
      Leonardo

  2. Caroline permalink
    08/02/2010 19:52

    Prezados,

    Desejo submeter um artigo para participar do evento e gostaria de saber a ementa da área temática “Cultura e sociedade” (esta é a única área que apresenta-se sem ementa).

    Aguardo breve retorno,
    Grata,
    Caroline

    • Leonardo Costa permalink*
      08/02/2010 20:52

      Cara Caroline,

      Divulgaremos em breve tal ementa, aqui no blog e no sistema do evento.

      Abraços,
      Leonardo

      • Leonardo Costa permalink*
        09/02/2010 18:26

        Cara Caroline,

        Infelizmente a área temática “Cultura e Sociedade” foi retirada. Esperamos a sua participação em alguma das outras áreas temáticas.

        Abraços,
        Leonardo

Trackbacks

  1. Tweets that mention Áreas temáticas do VI ENECULT « VI ENECULT -- Topsy.com
  2. VI Enecult divulga áreas temáticas e calendário | Tarcízio Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: