Skip to content

Programação paralela ao ENECULT: lançamento do livro ‘Drogas e Cultura’

14/05/2010

Em meio à programação do VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – VI ENECULT, o Ministério da Cultura lança, em Salvador, o Livro “Drogas e Cultura: novas perspectivas” (Edufba/MinC). O evento, que será precedido por um debate com autores do livros e especialistas, será realizado na Reitoria da UFBA (Canela), no dia 26 de maio às 20h.

O livro Drogas e Cultura: novas perspectivas reúne 17 artigos sobre os diversos usos de substâncias psicoativas. A coletânea traz um panorama dos esforços recentes de pesquisa e reflexão em torno do tema no âmbito das ciências humanas. A publicação – apoiada e financiada pelo Ministério da Cultura – contribui para o debate público sobre as drogas, à medida que não se restringe aos aspectos biomédicos dos produtos e de suas propriedades.

Com o objetivo de fomentar essa discussão, foram convidados para debater o tema das drogas, em uma perspectiva cultural: Mauricio Fiore, Sandra Gourlart e o Profº Edward MacRae (co-organizadores do livro); Sérgio Vidal (CONAD); Marcelo Andrade (Coletivo Balance); e Luana Malheiro (Aliança Redução de Danos Fátima Cavalcanti/UFBA).


Sobre o livro:

Drogas e Cultura: novas perspectivas é uma mostra do que o Brasil vem fazendo para lançar luzes sobre a temática. A coletânea de artigos é formada por pesquisadores que não apenas tangenciam o tema, mas que procuram enfrentá-lo diretamente explorando a diversidade de seus significados sociais, seja por meio de etnografias circunscritas de experiências de uso, seja pelo esforço de análise histórica dos discursos que se articulam em torno das drogas.

O livro aborda majoritariamente a relação humana com as drogas, as motivações e os sentidos ligados à produção e ao uso de sustâncias especificas. Traz elementos para ajudar a compreender a interpretação que os sujeitos dão à experiência com as drogas, de seu estado, da motivação que os impele a um consumo repetido de determinada substância, dos sentidos e razões pelas quais a consideram importante ou indispensável para satisfação de determinadas metas e necessidades. Outra contribuição importante da publicação é a desmitificação do uso dessas substâncias em associação às religiões. Embora o álcool, por exemplo, esteja relacionado com graves problemas sociais, as ideias e práticas culturais associadas a ele vão muito além da dimensão negativa. À parte sua importância econômica, as bebidas alcoólicas entre nós são fermento da sociabilidade e das celebrações. Vale lembrar que o livro do Eclesiastes, no antigo Testamento, descreve o vinho como “gozo do coração e alegria dos homens” e que o Novo Testamento o consagra como representação do sangue de Cristo. Não é, pois, apenas em contextos considerados “exóticos” que religião e psicoativos podem se relacionar e se completar.

Relatos históricos trazidos pelo livro indicam que a proibição de certas substâncias está relacionada a processos de estigmatização de populações e de conflitos geopolíticos entre potências capitalistas e coloniais na expansão de formas de controle internacional compulsório e cooperativo destinado a erradicar todos os usos de psicoativos que não fossem considerados médicos ou científicos.

A publicação é também um esforço no sentido de qualificar o debate sobre a descriminalização e a legalização das drogas, que hoje continua sendo depreciado e descartado como leviano, irresponsável e moralmente suspeito.

Drogas e Cultura: Novas Perspectivas revela que a perspectiva cultural é uma forma qualificada para lidar e tratar a questão das drogas. A cultura é a manifestação das relações sociais, media diálogos, cria e reconhece a importância do saber popular sobre as drogas. O olhar social sobre essa questão não pode ser apenas o da criminalização policial ou da medicina psiquiátrica.


Serviço:

O que: Lançamento do livro Cultura e Drogas: novas perspectivas. Beatriz Caiuby Labate, Sandra Goulart, Maurício Fiore, Edward MacRae e Henrique Carneiro (orgs.). Edufba e Ministério da Cultura.
Onde: Reitoria da UFBA (Canela)
Quando: 26 de maio, 19h
Quanto: gratuito

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 28/05/2010 10:21

    Bom dia, gostaria de saber onde encontro o livro para comprar. Sou de Belo Horizonte e já procurei nas livrarias inclusive Leitura e não consegui.

    Obrigado

  2. 28/05/2010 10:21

    Bom dia, gostaria de saber onde encontro o livro para comprar. Sou de Belo Horizonte e já procurei nas livrarias inclusive Leitura e não consegui.

    Obrigado!

    • Leonardo Costa permalink*
      28/05/2010 15:56

      Olá Kenny,

      O livro é uma edição da Edufba (www.edufba.ufba.br), você pode entrar em contato com eles.

      Clicando na imagem da capa você também tem acesso ao livro completo em PDF.

      Abraços,
      Leonardo

Trackbacks

  1. Tweets that mention programação paralela ao ENECULT: Lançamento do livro ‘Drogas e Cultura’ « VI ENECULT -- Topsy.com
  2. Movimento Cultura Brasil no VI Enecult

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: