Skip to content

Cangaço, Conceito e Tradição

25/05/2010

Germana Araujo, Rosangela Cidreira e Jonas Matos

A  sessão de trabalhos “História e Cultura”, que ocorreu na tarde desta  terça-feira, teve como apresentadores Germana Araujo, doutoranda da UFBA, Jonas Matos, mestrando da UFS e Rosangela Cidreira, pós-graduanda da UESC.

Germana Araujo abriu a apresentação com o trabalho “Aparição do Cangaceiro”, no qual faz um estudo sobre a aparência como significados importantes e que compõe todo um cenário cultural da época. A pesquisa dela é desenvolvida a partir das aparências dos cangaceiros, mas especificamente a de Virgulino Ferreira,  mais conhecido como Lampião. O famoso cangaceiro trouxe em sua vestimenta significados importantes que mudaram ainda mais quando foi permitida a entrada da mulher para o cangaço.

Jonas Matos se apresentou logo depois com o trabalho “O Pomo da Discórdia: O conceito de cultura e a relação literatura e história”. Jonas trouxe para discussão a noção de que cultura tem sido apresentada sob diversos aspectos na história. Com isso, ele explicou um pouco da história da cultura com uma visão mais antropológica do conceito de cultura.

Para concluir as apresentações, Rosangela Cidreira apresentou seu trabalho “Tradição e Tradução: identidade, cultura e memória”, que foi desenvolvido a partir do romance Os Magros, de Euclides Neto. Este foi o motivo para fazer uma pesquisa sobre a identidade da memória cultural da região cacaueira do estado da Bahia. A discussão ficou voltada para o que deveria ser feito para que a identidade cultural do povo da região do cacau, mas especificamente do povo da região de Ipiaú (BA), não se dissipasse.

Sala: Estúdio TV e vídeo
Mesa: História e Cultura
Dia: 25 de maio.
Horário: 17hs

Participantes:
– Germana Gonçalves de Araujo – “Aparição do Cangaceiro”
– Jonas de Mattos Neto – O “Pomo da Discordia”: O conceito de cultura e a relação literatura e história
– Rosângela Cidreira de Jesus – “Tradição e Tradução: identidade, cultura e memória”

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: