Skip to content

Algumas abordagens sobre Cultura Digital

26/05/2010

O tema central , Cultura Digital (Cultura Digital II), foi discutido sob três aspectos diferentes na segunda sessão de trabalhos deste primeiro dia de ENECULT. Compondo a mesa, Taiane Fernandes (Doutoranda do Pós-Cultura – UFBA) como coordenadora, Paula Oliveira Campos Augusto (Graduanda em Letras Vernáculas – UFBA) e Nelson Cruz Monteiro Fernandes (Doutorando em Administração – UFPE).

Paula Campos, durante a exposição.

A primeira a se apresentar foi Paula Campos, que discorreu sobre o seu trabalho “A contribuição das publicações eletrônicas para a leitura da crítica na contemporaneidade”, na qual se fez uma análise do papel da crítica a partir do advento da internet. O desenvolvimento de sua pesquisa dá-se através do acompanhamento de seis sites – Rascunho, Cronópios, Digestivo Cultural, Jornal de Poesia, Odisséia Literária e Todoprosano qual a pesquisadora faz o mapeamento e arquivamento de textos metacríticos para poder analisá-los e tentar compreender a crítica contemporânea inserida no meio digital.

Logo em seguida, Nelson Fernandes discorreu sobre a sua pesquisa : “A constituição do operador de software livre como agente na relação produção-consumo de um bem simbólico”.  Nelson destacou o processo de democratização e de inversão de mercado alavancados pela crescente produção de “softwares livres”. Reflexos deste processo são encontrados no marketing e o autor reflete sobre seus avanços após a inclusão da cultura em sua análise – fruto da incorporação da cultura no capitalismo cognitivo.

Por fim, Taiane Fernandes apresentou seu trabalho “Políticas para a cultura digital do Ministério da Cultura (2003-2010)”, no qual faz uma análise da cultura digital no governo Lula. A palestrante pontuou os principais avanços políticos em relação à cultura digital no Brasil, destacando o projeto Pontos de Cultura como o mais bem sucedido, até então. Também foram apresentadas as carências atuais, como a de um Plano Digital e a de uma transversalidade de ações entre o Ministério da Cultura e os demais Ministérios.

 

Sala: 08 (FACOM)
Mesa coordenada: Cultura Digital   II
Participantes:
– Taiane Fernandes (coordenadora) – “Políticas para a cultura digital do Ministério da Cultura (2003-2010)”
– Paula Oliveira Campos Augusto – “A contribuição das publicações eletrônicas para a leitura da crítica na contemporaneidade”
– Nelson Cruz Monteiro Fernandes – “A constituição do operador de software livre como agente na relação produção-consumo de um bem simbólico”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: