Skip to content

Alternativas Através da Comunicação

26/05/2010

Na sala 09 da Faculdade de Comunicação da UFBA na tarde de terça-feira, aconteceu a sessão de trabalho Culturas Midiáticas e Políticas, coordenada por Nina Santos.  Foram apresentadas discussões a respeito da mídia, meios de comunicação de massa e política abordando, às vezes, suas intersecções.

Dentre os temas abordados, o direito à comunicação foi pautado pelo professor titular do programa de pós-graduação em ciências da comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Valério Cruz Brittos . Na explanação do seu artigo “Processos midiáticos, alternativas e direito à comunicação no capitalismo contemporâneo”, Brittos observou que o direito à comunicação não se limita simplesmente ao acesso aos meios e ferramentas midiáticas. Mais do que isso,  a possibilidade de participação é essencial na execução do direito à comunicação, porém, o que se observa hoje é o predomino da apropriação privada.

Em seguida, no artigo “Agenda setting e Framing na Internet: A repercussão da crise do senado  nas notícias, nas pesquisas do google e no twitter”, Nanna Pôssa aborda através de duas ferramentas de relevância da rede, Google e Twitter, o agendamento da discussão de temas políticos, fazendo uma análise quantitativa da popularidade da crise do senado de 2009, tendo o Senador José Sarney como principal ator político.

Fazendo mais uma intersecção entre mídia e política, Shayana Busson apresentou um panorama do cenário político, da Grécia antiga ao mundo contemporâneo, elencando as alterações provocadas no jogo político a partir da utilização de novas ferramentas midiáticas e de comunicação de massa em “O que a internet fez com a política?

Finalizando a exposição de trabalhos, antes de partir para a sessão de perguntas e debate com o publico ouvinte, Nina Santos apresentou “O blog fatos e dados e sua articulação com a esfera pública”. Neste estudo, parte das pesquisas para seu trabalho de conclusão de curso, fez um estudo do Blog Fatos e Dados, criado pela Petrobrás num período delicado e de visibilidade em crise para, ao mesmo tempo em que esclarecia à população as publicações a seu respeito, prestava contas dos planos e ações, não se eximindo da esfera de discussão pública.

Sala: 09 (FACOM) Sessão de Trabalhos: Culturas Midiáticas e Políticas
Participantes:
– Nina Santos (coordenadora) – O Bloga Fatos e Dados e sua articulação com a esfera de visibilidade pública.
-Valério Cruz Brittos – “Processos midiáticos, alternativas e direito à comunicação no capitalismo contemporâneo”
– Nana Pôssa – “Agenda setting e framing na internet: a repercussão da crise do senado nas notícias, nas pesquisas do google e no twitter”
– Shayana Bussom – “O que a internet fez com a política?”

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: