Skip to content

Na reitoria, mais sobre Cooperação Cultural Internacional

26/05/2010

Na manhã de hoje, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, foi realizada a palestra intitulada “Cooperação Cultural Internacional” com a coordenação de Adalberto Santos, professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA) e do palestrante espanhol Fernando Vicário, coordenador de Cultura da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).

Adalberto Santos e o palestrante Fernando Vicário

O objetivo da conferência foi esclarecer os conceitos sobre cooperação internacional, salientando as suas bases e as principais ações mundiais e regionais para a cooperação.

Fernando Vicário destacou ao longo de sua apresentação o conceito de cooperação como um objetivo compartilhado que propicia um benefício comum, e também salientou a importância do Brasil no projeto de cooperação cultural do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e da União de Nações Sul-Americanas (UnaSur).

De acordo com Fernando a Cooperação Cultural pode ser classificada de acordo com os seus membros (local, regional, bilateral, multilateral); de acordo com a sua procedência (pública, mista e privada); ou de acordo com o material abordado (política, econômica ou jurídica).

Por fim, Fernando salientou a questão paradoxal que existe na produção cultural do Brasil: se por um lado é o país que mais produz produtos culturais próprios na OEI, é ao mesmo tempo o que menos exporta, apesar dos produtos culturais representarem mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países da OEI.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: