Skip to content

Mesa coordenada – Subjetividades Dilacerantes

26/05/2010

Aconteceu no final da tarde de terça feira(25) a mesa coordenada Subjetividades Dilacerantes, composta por Maria Cândida Ferreira, da Universidad de Los Andes – Colômbia, Omar Rincón, da mesma instituição, e Eduardo Leal Cunha, da Universidade Federal de Sergipe.

Maria Cândida expõe as imagens de Abu Ghraib

Maria Cândida abriu a mesa com seu trabalho A Arte Vinda de Abu Ghraib, uma análise sobre as chocantes imagens produzidas no complexo penitenciário de Abu Ghraib, cidade iraquiana. As fotos retratavam abusos e torturas registrados como um troféu de guerra.  Analisou-se ainda as reproduções destas cenas, feitas por meio de artesanatos e pinturas, com o objetivo de protestar contra tais práticas e de não se deixar esquecer as imagens originais. Cândida questiona se de alguma maneira estas construções poderiam ser consideradas obras de arte, mesmo que acidentais.

A seguir, Eduardo Leal Cunha  apresentou o trabalho Amor, Auto-ajuda e Subjetivação. Ele buscou elucidar a constituição de um novo discurso amoroso que tem como matriz não mais o ideal romântico, mas a literatura de auto-ajuda, ou como ele próprio prefere chamar, os “discursos de auto-ajuda”.

Finalizando, Omar Rincón trouxe o trabalho Narco.Lombia – Billete, Armas, Tetas, Visaje Y Moral a La Colombia. O estudo trata sobre o boom de telenovelas colombianas que trazem como tema o narcotráfico, dando-se enfoque àquelas sobre as mulheres da máfia, como Sin Tetas no Hay Paraíso. Questionou-se sobre a chamada Narco Ética e se refletiu sobre os motivos de esta cultura ser tão forte na Colômbia.

Sala: Auditório (FACOM) Mesa coordenada: Subjetividades dilacerantes
Participantes:
– Maria Cândida Ferreira de Almeida – “A Arte Vinda de Abu Ghraib”
– Eduardo Leal Cunha – “Amor, Auto-Ajuda e Subjetivação”
– Omar Rincón – “Narco.Lombia – Billete, Armas, Tetas, Visaje Y Moral a La Colombia”

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: