Skip to content

Qual Espaço Cultural Latino-Americano?

26/05/2010

Na manhã dessa quarta-feira (26/05/2010), no período das 10h às 12h, aconteceu na Reitoria da Ufba a segunda mesa redonda com o tema “Configurações do espaço cultural latino-americano contemporâneo”, que contou com a coordenação de Carlos Bonfim, professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/Ufba), e dos conferencistas Guillermo Mariaca, boliviano e pós-doutor em História Cultural da América Latina, Ana Wortman, argentina e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires, e Rocío Ortega, paraguaia e Diretora Geral do Gabinete da Secretaría Nacional de Cultura de la Presidencia de la República.

Guilhermo Mariaca e Carlos Bonfim durante a exposição

Guillermo fez uma análise sobre o processo pelo qual a colonização formou novas práticas culturais, e salientou que a oralidade não se restringe apenas à fala, mas abrange uma série de mecanismos culturais simbólicos e coletivos com o objetivo de se preservar determinados aspectos culturais.

Rocío Ortega, por sua vez, destacou a necessidade, do que a mesma define como “cursos de inclusão”, que seriam mecanismos extremamente importantes na abrangência das diversidades linguísticas e culturais.

A argentina Ana Wortman, acompanha os debates

Já Ana Wortman, destacou o ampliamento das desigualdades culturais na América Latina nas últimas três décadas. Ela salientou que as graves situações econômicas dos últimos 20 anos trouxeram impactos negativos para o desenvolvimento cultural, com fechamento de cinemas e teatros devido a problemas econômicos e novas tendências neoliberais, uma vez que a globalização não se dá de maneira homogênea.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Jorge Santana permalink
    26/05/2010 21:29

    Bonito de se ver e fácil de entender.

    Interessantes os discursos proferidos pelos Conferencistas e especialistas em História Cultural da América Latina, na mesa redonda que ocorreu nesta manhã; atual, lógico e previsível.

    Além dos anfitriões brasileiros, uma paraguaia, uma argentina e um boliviano, falaram do óbvio. Seria ótimo que algum dos presentes fugisse a regra, politizando o debate mostrando por exemplo, que as desigualdades culturais permanescerão ainda por muito tempo, haja vista que a ascensão de civis ao cargo máximo desses paises, em quase ou nada mudou a vida do povo sul-americano, pois está comprovado que a ditadura imposta por um governo civil, destrói tanto quanto uma militar; tome-se como exemplo a Venezuela ou a Bolívia; com a palavra Sua Excelência, Evo Morales .

    Continua tudo como dantes no quartel de abrntes!

Trackbacks

  1. Tweets that mention Qual Espaço Cultural Latino-Americano? « VI ENECULT -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: