Skip to content

Cultura Midiática e Cidadania

27/05/2010

Nesta quarta feira, segunda tarde de sessões de trabalhos no ENECULT, a cultura na mídia impressa e televisiva obteve destaque nas três apresentações, proferidas por Antônio Teófilo que tratou do tema “A transformação social através da cultura não é notícia no jornalismo impresso”. Ele direcionou sua fala argumentando sobre os pontos relacionados à cultura que são publicados nos jornais, como entretenimento, lazer e comemorações ou notas de utilidade pública, esses tratados como padrões na maioria dos jornais impressos, e os que não são publicados, como experienciais de cultura que obtiveram a inclusão social.

Renata Souza seguiu com as apresentações falando sobre “O Cidadão e a Cultura Mareense”, este “Cidadão”, corresponde ao jornal comunitário criado no complexo de favelas da Maré, no estado do Rio de Janeiro, jornal que tem como principal objetivo, transformar o leitor em agentes ativos, participantes e críticos na comunidade.

Por fim Thiago Araujo encerrou as discussões trazendo seu trabalho sobre “Falcões Meninos do tráfico”, realizado entre os anos 2000 e 2006. Thiago relembra que em 19 de março de 2006 foi ao ar no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão o referido documentário. A grande questão proposta foi que, em 2000 a Globo tratou o documentário como “um caso de justiça” e contraditoriamente em 2006 abre sua grade e exibe o mesmo. O debate discute o que levaria uma emissora dita elitista a exibir um trabalho feito por pessoas oriundas das favelas.

Sala: 10
Data
: 26.05, 14:30 ás 16:30
Sessão de Trabalho
: Cultura Midiática e Cidadania
Participantes
:
Antônio Teófilo – A transformação social através a cultura não é notícia no jornalismo impresso.
Renata Souza – O Cidadão e a Cultura
Thiago Araujo – “Falcões”: os meninos do tráfico de 2000 a 2006 e outros discursos

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: