Skip to content

Discussões sobre Cultura e Juventude no Enecult

27/05/2010

Cultura jovem foi um dos temas debatidos no último dia de palestras do VI Enecult, na sala de reuniões do Pós-Cultura, na Facom-Ufba. Fábio Lopez, Sicleide Queiroz e Clarissa Bittencourt levantaram questões como a linguagem utilizadas pelos jovens na internet, a opção dos que continuam morando no meio rural mesmo já tendo cursado curso superior e os desafios dos que saem de cidades do interior para ingressar na universidade.

Clarissa Bittencourt abordou as linguagens utilizadas pelos jovens na web, e afirmou que para se fortalecer e se mostrar pertencente dentro de um grupo etário, os jovens acabam construindo linguagens próprias e que estas servem para o reconhecimento e para colocá-los dentro de um grupo, formando uma identidade.

Dando seguimento ao debate, Sicleide Queiroz, que faz um estudo sobre os jovens que terminam o curso superior e nem por isso deixam sua cidade natal por um ambiente urbano. Segundo a pesquisadora, estes jovens preferem continuar no campo, pois nas cidades eles são marginalizados. Muitos afirmam, contudo, que só ficam em suas cidades, por já  terem encontrado um emprego estável, não sendo uma opção para eles o trabalho na roça.

Terminando a discussão Fábio Lopez mostrou a construção teórica de sua pesquisa sobre os jovens que saem de suas cidades e vem para a capital estudar. Transformados em estranhos, estes jovens têm que encarar a vida contemporânea da capital tendo que lidar com mudanças de espaços e da relação com o tempo.

Sala: sala de reunião do Pós-Cultura
Data: 27.05
Horário:
14:30 ás 16:30
Participantes:
Fábio Lopez, Sicleide Queiroz e Clarissa Bittencourt

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: