Skip to content

Identidade, Memória e Práticas Religiosas

27/05/2010

Aconteceu na tarde de quinta feira no VI Enecult a sessão de trabalhos Identidade, Memória e Práticas Religiosas, com a participação de Janaina Aguiar, da Universidade Federal de Sergipe, Paula da Luz, da Universidade Federal da Bahia, Pedro Botelho, da Universidade do Estado da Bahia, e Bruno Rhode, da Ufba, que coordenou a sessão.

A sessão foi aberta por Janaína Aguiar com seu trabalho Umbanda em Aracaju: Uma Religião Plural, ela realizou a pesquisa com base sobretudo na oralidade, histórias contadas, a partir do qual buscou realizar uma reconstituição histórica da própria religião umbandista em Aracaju e a sua diversidade.  Em sua pesquisa, Janaína acompanhou por dois anos várias festas da Umbanda, e se concentrou principalmente na festa de Exú em diferentes terreiros, percebendo suas particularidades e variações.

Bruno Rhode deu continuidade à sessão apresentando o trabalho Uma Noção Complexa de Identidade e Cidadania a Partir de Uma Vivência Umbandista. Em sua pesquisa ele foca sobretudo os fundamentos da Umbanda, um movimento radicalmente plural em que está em jogo um universo infinito de concepções, práticas, fazeres e ações, ultrapassando o campo discursivo. Seguidamente, Paula da Luz apresentou o trabalho A Rede de Seu Sultão: Identidade, Hábitos e Mudança Identitária, no qual ela dá atenção para as redes de cooperação que se formam dentro dos centros, e a construção da identidade a partir da vivência religiosa.

Pedro Freire Botelho fechou a sessão com seu trabalho O Segredo das Folhas e os Rituais de Cura na Tradição Afro-Brasileira, pesquisa em que ele estuda a importância das folhas em rituais de candomblé, focando na região de Conquista, onde essas tem presença muito forte nos terreiros e nas feiras livres.

Sala: 08 (FACOM)

Sessão de trabalhos: Identidade, Memória e Práticas Religiosas

Data: 27.05, 14:30 às 16:30

Participantes

– Bruno Faria Rhode (coordenador) – Uma Noção Complexa de Identidade e Cidadania a Partir de Uma Vivência Umbandista

– Paula da Luz Galrão – A Rede de Seu Sultão: Identidade, Hábitos e Mudança Identitária

– Pedro Freire Botelho – O Segredo das Folhas e os Rituais de Cura na Tradição Afro-Brasileira

– Janaina Couvo Teixeira Maia Aguiar – Umbanda em Aracaju: Uma Religião Plural

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: