Skip to content

“Territórios de Particularidades”: Performance com atriz chilena

27/05/2010

Objetos são elementos carregados de sentido e que constróem nossos territórios. Cada indivíduo carrega consigo objetos que falam sobre sua história,  sua identidade. Qual o significado desses objetos para nós? Eles podem nos remeter à alguma recordação quando dado por alguém ou de algum momento em nossas vidas. Podemos também os remeter à sua funcionalidade, ao modo como é utilizado, etc. Estas são algumas possibilidades que fazem parte da construção de um objeto. E o que nos leva a guardá-los? Apenas uma admiração estética ou temos o lado afetivo também envolvido nessa posse?

Esses foram alguns questionamentos que impulsionaram duas alunas da Pós-Cultura, Eliane Chaud e Viviane Fontes, a realizar o que elas denominam de “proposição artística”. A ideia é mostrar/representar as “identidades” dos inscritos no VI ENECULT, por meio desses objetos pessoais.

“Convidamos os interessados a participar desta intervenção e eles trouxeram, desde o primeiro dia do evento,  coisas que tenham certa relação ou afetividade com sua personalidade. Os objetos podem ser dos mais variados: uma chave, uma xícara, um lápis, uma agenda, uma vela, uma bolsa, uma flor, uma frase em um papel, um desenho ou uma imagem…”

No território de particularidades encontram-se desde objetos que foram escolhidos com o cuidado do sujeito de que aquilo representaria toda sua singularidade até objetos de transeuntes anônimos da Facom, onde está instalada a proposição artística. Estas pessoas que resolveram participar da intervenção naquele momento deixaram expostos algo que possa representá-las como, por exemplo, a chave do carro deixado por uma rapaz.

A exposição Territórios de Particularidades está exposta até às 19h de hoje no hall de entrada da Facom. Às 16h haverá uma performace com os objetos realizada pela atriz chilena e doutoranda do PPGAC-UFBA, Paulina Dagnino, e pelo participante do IV ENECULT, Nardo Germano.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: