Skip to content

O Grande Encontro: Lia Calabre, Frederico Barbosa, Cláudia Leitão e Euclides Sousa discutem políticas e consumo culturais

27/05/2010

Lia Calabre, Frederico (Fred) Barbosa, Cláudia Leitão e Euclides de Souza, renomados pesquisadores das políticas culturais do Brasil, discutiram as principais intervenções do governo Lula nas práticas e consumos culturais da atualidade.

A sala de videoconferência do PAF 3 ficou lotada para ver e participar das indagações que esses pesquisadores fizeram quanto às políticas do Ministério da Cultura. Fred Barbosa apresentou as problemáticas do projeto do Vale-Cultura, desde a sua formulação até as dificuldades de sustentação, em consonância com a realidade do trabalho e emprego no Brasil. Lia Calabre, por sua vez, salientou que os anos 2000 podem ser considerados como a década da institucionalização da cultura no País. No entanto, há um grande desafio que deve ser enfrentado pelas três instâncias da administração pública (União, Estados e municípios): apoiar a pressão para a aprovação de legislações que estão em trâmite no Congresso Nacional para auxiliar este processo de “federalização” da cultura.

Cláudia Leitão iniciou sua reflexão com a expressão “saber viver”. Para a pesquisadora, a implementação das políticas culturais no Brasil precisam conduzir a seguinte finalidade: fazer com que a cultura melhore a qualidade de vida dos cidadãos. Para ilustrar esta ideia, Leitão utilizou as recentes políticas de registro do patrimônio imaterial – acarajé,  samba de roda e  samba etc., como formas deste “saber viver” para advogar que é possível o Estado pensar o “bem-estar cultural” de seu público que é o povo brasileiro.

Euclides Souza apresentou uma pesquisa da Fecomércio (www.fecomercio-rj.org.br) que buscou analisar o consumo cultural do brasileiro nas capitais do País. Souza, após apresentar os dados que a investigação conseguiu, questionou se esta pesquisa de fato representa a fruição/consumo cultural no Brasil e como o mercado enquadra os indicadores que precisa para atingir seu objetivo: o lucro.

Sala: Videoconferência (PAF 3)
Data: 26.05, 17:00 às 19:00
Mesa coordenada: Políticas Culturais e Práticas de Consumo da Cultura: Estudos e Questões do Governo Lula”
– Frederico Barbosa – “O Vale Cultura – Quantos Trabalhadores serão Incluídos?” (IPEA)
– Cláudia Leitão – “Políticas Culturais no Governo Lula e as Políticas Públicas para o Fomento à Diversidade Cultural a partir da Valorização do Patrimômio Imaterial” (UECE)
– Lia Calabre – “Políticas Culturais no Governo Lula: um Estudo do Programa Mais Cultura” (FCRB)
– Euclides de Souza – “Perfil do Consumidor de Cultura no Brasil (2007-2009)” (FCRB)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: