Skip to content

Arte auxilia na percepção das coisas, sobretudo a arte cinematográfica

30/05/2010

Cinema e arte foi a temática abordada na sessão de trabalho que aconteceu no dia 26/05 na sala 10 da Facom (Faculdade de Comunicação da UFBA). Estiveram presentes a mesa de discussões, Rodrigo Costa, Elizabeth Real, Jolanta Rekawek, Marise Berta e Sara Rodrigues.

Todas as pesquisas demonstradas adotaram o cinema como uma forma de ensinar (ou passar um conhecimento ou informação) buscando reflexões com a realidade. Costa, por exemplo, adotou filmes para inovar o ensino da área jurídica que, segundo ele, é um ensino que está em crise. Ele considerou também que o Direito tem uma forma dogmática de lecionar. Por isso pensa que a arte pode auxiliar no Direito na melhora da percepção jurídica e aproximá-lo um pouco mais da realidade.

Já Elizabeth Real, na sua pesquisa apresentada para a mesa, analisa o movimento modernista através do estudo de longas-metragens como O Homem do Pau-brasil e 100% brasileiro, filmes que, dentre outros, discutem a forma de fazer cinema.

“Este último, por exemplo, aborda a obra de Oswald Andrade de forma simples e inovadora”, afirmou Elizabeth Real.

A obra de Andrzej Wajda, cineasta polonês, objeto de estudo de Jolanta, é usada para analisar a sociedade da Polônia por volta da década de 50. Filmes como Canal (1957) e Cinzas e Diamantes (1958), retratam, segundo a pesquisadora, a memória coletiva daquele povo e o contexto histórico que o país viveu.

Deleuze, pensador francês, também foi alvo de discussões através da relação de seus estudos com o cinema. O autor e a relação que faz entre a imagem, o instante e a memória, foi analisado por Sara. Para ela, o presente é algo que passa, o passado é algo que é; o que se conserva é o passado, o presente é algo que muda o tempo todo. Marise nos apresentou um pouco sobre o trabalho de Nelson Pereira dos Santos e a temática da indústria cinematográfica e as mazelas do cinema brasileiro.

Sala: 10

Data: 26/05, 17h às 19h

Sessão de Trabalhos: Cinema e arte

Participantes: Rodrigo Costa, Elizabeth Real, Jolanta Rekawek, Marise Berta e Sara Rodrigues.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: