Skip to content

EIXOS TEMÁTICOS

22/03/2011

Culturas e mídias (Linda Rubim)
Contempla trabalhos relacionados à reflexão sobre o campo midiático e a experiência na contemporaneidade. A relação entre mídia e as diversas dimensões da vida social: política, religião, economia etc. Produção de sentidos e mídia: produção, circulação e interpretação dos produtos midiáticos.

Políticas culturais (Alberto Freire)
Acolhe trabalhos teórico-conceituais e/ou analíticos sobre políticas culturais que tratam de diversas dimensões, tais como: noções utilizadas; formulações, ações e objetivos; atores envolvidos; públicos pretendidos; recursos humanos, materiais, financeiros e legais acionados; sistematicidade, interfaces e transversalidades. Abrange políticas para a criação, difusão, circulação, cooperação, reflexão, preservação, recepção, produção e gestão da cultura.

Consumos e públicos culturais (Gisele Nussbaumer e Milena Brito)

Abrange trabalhos relacionados ao estudo do consumo, das práticas e dos públicos culturais na contemporaneidade, tais como: conceitos de consumo cultural e de públicos culturais; práticas e espaços culturais; produção e consumo da cultura; comunicação e consumo cultural; perfil de consumidores e públicos culturais; formação de públicos para a as artes; públicos e mercados culturais.

Direitos autorais e culturais (Messias Bandeira)
Acolhe trabalhos que analisam temas, leis e conceitos voltados para os direitos autorais e culturais de obras literárias, artísticas e científicas. Estudos históricos, culturais e analíticos acerca da discussão e da revisão desses conceitos atingidos pelas mídiamorfoses contemporâneas com a mudança de formatos e de sistemas de produção, post-produção e distribuição das obras intelectuais.

Patrimônios culturais e memórias (Adalberto Santos)

Contempla trabalhos do patrimônio cultural material e imaterial e da memória social, que possam fornecer elementos para a definição e redefinição de políticas públicas no campo da cultura e que expressem a capacidade do ser humano de sobreviver no meio em que vive, constituindo-se em registro da história da cidade, país, nação e da vida das pessoas.

Culturas e cidades (Paola Berenstein Jacques)
Discussão e reflexão conjunta em torno das relações entre a cultura e a cidade, buscando compreender sobretudo as conseqüências sociais e os rebatimentos nos espaços públicos dos processos urbanos e culturais contemporâneos. Contempla trabalhos sobre os usos cotidianos e as diferentes representações do espaço urbano, a cidade como espaço físico e simbólico, os modos de subjetivação da cidade, os imaginários urbanos, as tensões territoriais, os limites da territorialização das culturas na cidade, os conflitos e dissensos no espaço público, as relações entre corpo e cidade, assim como as possibilidades de intervenções urbanas e de diferentes experiências artísticas na cidade contemporânea.

Culturas e desenvolvimentos (Paulo Miguez)

Acolhe trabalhos sobre a relação entre cultura e desenvolvimento, tais como: estudos sócio-econômicos da cultura, economia da cultura, economia criativa, indústrias criativas, cidades criativas, indústrias culturais, indicadores culturais, estatísticas culturais, diversidade cultural e desenvolvimento, consumo de bens e serviços culturais, comércio internacional de bens e serviços culturais, cultura e propriedade intelectual.

Culturas e religiões (Luciana Duccini – UNIVASF)

Abrange trabalhos conceituais, etnográficos e/ou históricos que focalizem modos religiosos de produção de “Cultura”. Serão aceitas propostas que tratem dos significados religiosos para a formação de identidades (pessoais ou coletivas), de memórias e afetos, de espaços específicos e de objetos, bem como da apropriação de práticas, signos ou objetos religiosos como “bens culturais”. Inclui ainda trabalhos acerca de relações das significações religiosas com outras esferas, tais como práticas de saúde, consumo ou turismo.

Culturas digitais (Karla Brunet)

Aceita trabalhos que discutam a cultura digital no Brasil e exterior, bem como artigos que promovam uma visão crítica do relacionamento da arte, cultura e tecnologia. Trabalhos sobre cultura e inclusão digital, capacitação em cultura digital, arte e cultura digital, conceito de commons, cultura livre, mídia livre, software livre como ferramenta cultural, plataformas P2P e cultura, estudos etnográficos em cultura digital, experimentação tecnológica cultural, produções e manifestações artístico-culturais no digital.

Formações, gestões e produções culturais (Adriano Sampaio)
O grupo traz como objeto de discussão assuntos relacionados ao campo da organização da cultura; a formação em gestão cultural; os fundamentos e as singularidades do gerenciamento na área da cultura; estudos de caso sobre produção cultural estatal e em instituições da sociedade civil organizada; configurações do campo de produção cultural e seus momentos constitutivos.

Culturas e artes (Djalma Thürler)
Aceita trabalhos que discutam arte e representação social. Arte e diversidade cultural. Arte e cultura estética. Arte como espaço de construção e desorganização de fronteiras entre o erudito e o popular. Tradição e contemporaneidade nas manifestações artísticas: literatura, dramaturgia, dança, encenação, artes visuais, performance, moda e intervenção urbana.

Culturas, gêneros e sexualidades (Leandro Colling)

Aceita trabalhos que analisam as relações entre gêneros, sexualidades e as culturas. Discussões contemporâneas sobre os diversos gêneros e sexualidades. Análises de produtos culturais sobre as representações dos gêneros e das sexualidades. Discussão sobre as políticas públicas e identitárias para o respeito à diversidade sexual e de gênero.

Culturas e América Latina (Carlos Bonfim)

Visa contribuir com os debates sobre as dinâmicas atuais das culturas nessa região. Contempla relatos de pesquisas e de experiências relacionadas ao espaço cultural latino-americano contemporâneo: perspectivas teóricas, indagações estéticas e políticas; agentes e agendas; processos de integração regional.

Culturas e músicas (Marilda Santanna)

Aceita trabalhos que discutam o universo da música em sua dimensão histórica, social, cultural estética e identitárias. As práticas musicais no ambiente contemporâneo e seus desdobramentos: na canção, na interpretação vocal e instrumental, na performance, nos diferentes gêneros e estilos, nas trajetórias artísticas. O mercado da música e as múltiplas interações na criação, produção, difusão, distribuição e consumo. Música na rede.

Culturas e territórios (José Roberto Severino)

O objetivo do grupo é o de reunir reflexões acerca da produção das representações das diferenças relacionadas aos territórios. Análise de eventos de caráter étnico, processos de produção e políticas culturais, etnicidades. Sua justificativa está ligada ao fenômeno da contemporaneidade, que comprime espaço e tempo, forçando a novas formações discursivas no âmbito do pertencimento. Tal perspectiva exige um olhar transdisciplinar na educação, na comunicação e na história. Os trabalhos podem focar os museus, arquivos e instituições de memória com caráter étnico e os usos dos novos meios nos processos de aproximação e redefinição das narrativas de pertencimento.

Narrativas audiovisuais (Marinyze Prates)

Acolhe trabalhos que analisam as representações construídas por meio de narrativas audiovisuais plasmadas em diversas linguagens (cinema, televisão, vídeos, etc.), constituintes
das práticas de significação e dos sistemas simbólicos por meio dos quais os significados são produzidos; contempla, igualmente, estudos que refletem sobre o caráter arbitrário e indeterminado das representações culturais e suas complexas ligações com as relações de saber/poder.

 
Culturas e etnicidades
(Henrique Freitas)
Acolhe trabalhos (inter/trans/multi)disciplinares que analisam representações etnicorraciais constantes em produções textuais (literárias ou não-literárias), musicais, visuais ou audiovisuais. Abrange ainda estudos sobre: identidades etnicorraciais e políticas afirmativas  (oficias e não-oficiais) no Brasil; mídia e racismo; representações afrodiaspóricas nas produções culturais brasileiras.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: