Skip to content

Encerramento do VII ENECULT terá lançamento de livros e confraternização

31/07/2011

No dia 5 de agosto, às 20 horas, no Forte São Diogo (Barra) será promovida uma confraternização de encerramento do VII ENECULT para os participantes do evento. A atividade inclui o lançamento de 24 livros que discutem a cultura em suas mais diversas interfaces. Os inscritos devem pegar seus convites na mesma data na sala da equipe de produção do evento (PAF 03/Ondina). Saiba mais sobre cada uma das publicações que serão lançadas:

Cult 09 – Stonewall 40 + o que no Brasil?, organizado por Leandro Colling

Este livro, integrante da Coleção Cult, reúne a transcrição de mesas redondas e os artigos apresentados por autores no Stonewall 40 + o que no Brasil?, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) em setembro de 2010. O encontro teve como objetivo discutir e avaliar o movimento LGBT no Brasil, promovendo um diálogo entre os estudos acadêmicos
sobre o tema e a comunidade, abordando as políticas públicas e identitárias desenvolvidas após a rebelião de Stonewall.

Cult 10 – Cultura e Desenvolvimento: perspectivas políticas e econômicas, organizado por Alexandre Barbalho, Lia Calabre, Paulo Miguez e Renata Rocha

Também integrante da Coleção Cult, esta obra é fruto do Grupo de Trabalho Cultura e Desenvolvimento, que aconteceu durante o XIV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO), realizado pela Fundação Joaquim Nabuco em Recife, em setembro de 2009. A partir de uma perspectiva multidisciplinar, este GT teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas e seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas.

De quem é a cena? A regulamentação do exercício amador e profissional de atores e atrizes

Gyl Giffony

Atriz? Não-ator? Amadorismo? Profissionalismo? Ao que serve o uso discursivo desses termos? Essas são questões iniciais das reflexões expostas neste livro. O caminho percorrido por Gyl Giffony é de uma investigação interdisciplinar, articulando ciências jurídicas, artes cênicas, sociologia e outras áreas, com o fim de analisar e esclarecer pontos relevantes acerca da regulamentação do exercício de atores e atrizes no Brasil.

A antevéspera e o canto do sol

Olney São Paulo

Numa proposta de trazer para circulação o livro de contos e novelas publicados por Olney São Paulo, no Rio de Janeiro, em 1969, o Núcleo de Estudos em Literatura e Cinema – NELCI/UEFS, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural – PPGLDC/UEFS, recuperou e atualizou esta coletânea, para possibilitar aos leitores contemporâneos oportunidade de conhecer o universo literário de Olney, oportunizando a ampliação de estudos acadêmicos sobre este importante e esquecido escritor e cineasta baiano.

Aspectos críticos da literatura e do cinema na obra de Olney São Paulo

Claudio C. Novaes

Este livro reúne artigos produzidos na pesquisa sobre a obra de Olney São Paulo, coordenada pelo Núcleo de Estudos em Literatura e Cinema – NELCI/UEFS. Os artigos pretendem uma introdução do leitor ao acervo literário e cinematográfico de Olney, problematizando alguns aspectos da sua formação intelectual e artística no cenário da política nacional-popular dos anos 1950-19960, buscando na recepção crítica traços da ideologia nacionalista e da problemática da indústria cultural brasileira.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: