Skip to content

Eixo Culturas e Artes: Mesa “Arte, política e práticas culturais” discute moda e teatralidade

03/08/2011

Por Tiago Santana

A sessão de trabalho Arte, política e práticas culturais foi realizada na Sala 2 do PAF 3. A mesa iniciou com o trabalhoModa: A febre das novidades nas sociedades liberal” da mestranda em Cultura e Sociedade, Roberta Carvalho.

O trabalho pensa a moda para além da mistificação em torno do glamour e do status social do mundo fashion. Carvalho tenta pensar a moda inserida dentro de um contexto sócio-cultural e da comunicação. A mestranda destacou que existem caminhos que levaram a roupa – como um objeto utilitário – a se tornar moda – bem simbólico demarcador de individualidades.

A sessão de trabalhos continuou com a apresentação de Cilene Nascimento Canta (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBa e Professora da UFRB). O artigo “Arte do espetáculo e práticas culturais na concepção de Michel Maffesoli” discute como a relação de ciência e arte e teatralidade se articula.

Utilizando como arcabouço teórico estudos da arte do espetáculo e da Etnocenologia, Cilene enfatizou a importância de notar que a sensorialidade está presente nas práticas culturais. Pensando dessa maneira, a pesquisadora compreende que a arte e a teatralidade da vida social estão presentes na produção de saberes. As outras participantes não compareceram para a apresentação dos trabalhos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: