Skip to content

Eixo Patrimônios Culturais e Memórias: Sessão Religiosidades e Patrimônios

03/08/2011

A sessão Religiosidades e Patrimônios, que faz parte do eixo temático Patrimônio Culturais e memórias, foi iniciada com a exposição de André Araújo. O autor abordou o tema Patrimônio cultural e Poder Local: Trajetória da norma preservacionista municipal nos terreiros de Candomblé de Salvador. Araújo apresentou a trajetória da norma de preservação municipal destacando o tombamento da Casa Branca no início da década de 1980. O autor considerou que, apesar de haver vontade do município para o reconhecimento, ainda não existe um instrumental necessário para tal.

Outro tema discutido foi “Patrimônio Cultural, Memória e Folkcomunicação através dos ex-votos do Brasil”. As autoras, Fernanda Rocha, Genivalda da Silva e Ivana Carolina Souza discorreram sobre o uso das novas tecnologias como meio para a manifestação do ex-voto ( um voto de agradecimento por uma graça alcançada ou que se quer alcançar).

Lúcia Helena Guerra abordou o processo de reconhecimento do terreiro Ilê Axé Oyá Meguê como quilombo. Contrariando o discurso que afirmava a extinção da nação Xambá, a autora evidenciou a presença desse culto de candomblé nesse espaço. Na mesma perspectiva, a professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Odete Dourado, fez considerações sobre a preservação dos terreiros de Candomblé. A pesquisadora criticou o processo de tombamento realizado pelo Estado, por considerar, dentre outros aspectos, que é impossível dissociar patrimônio material do imaterial.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: