Skip to content

Eixo Políticas Culturais: Mesa “Pontos de Cultura: entre o local e o global”

03/08/2011

Foi realizada a mesa sobre os Pontos de Cultura e sua relação entre o local e o global no auditório do PAF3, das 19h às 21, nesta quarta-feira (03-08). Coordenada pela Professora Dra. Edilene Matos, a mesa contou com a participação da professora francesa Idellete Muzart, da Universidade Paris X; Lia Calabre, da Fundação Casa de Rui Barbosa do Rio de Janeiro; Renata Camarotti, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e de Marta Porto, Secretária de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MINC).

A temática geral trabalhada pelas quatro expositoras foi os pontos de cultura. Avanços, retrocessos, desafios e oportunidades foram mostrados durante a exposição de cada uma delas. Idellete Muzart, por exemplo, lamentou o fechamento do Ponto de Cultura na França, por uma falha interministerial do Brasil. Ela defendeu a tese de que há uma ambigüidade no tocante ao trabalho cultural do Estado brasileiro no exterior. Enquanto o MINC atua com foco nos brasileiros que produzem cultura brasileira no cenário global, o Itamaraty enfatiza sua ação na difusão cultural do País.

Lia Calabre acrescentou que os Pontos de Cultura estão, de fato, concentrados no Sudeste. Mas lá, por sua vez, as pessoas das periferias é que estão sendo beneficiadas com este recurso da União. Renata Camarotti, apresentou a metodologia de estadualização do Programa Cultura Viva, isto é, no caso da Bahia. Marta Porto, por último, expôs os dados referentes ao Programa. Porto lembrou também que uma nova pesquisa do IPEA será lançada em agosto deste ano. Este estudo levou em conta os novos pontos de cultura que conformam, por sua vez, uma nova arquitetura político-cultural do País.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: