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Eixo Políticas Culturais: As dimensões da leitura e da literatura nas políticas públicas de educação e cultura

04/08/2011

A mesa sobre o desenvolvimento cultural da leitura no Brasil foi iniciada às 19h com a apresentação de seus componentes. Jéferson Assumção, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, iniciou os trabalhos justificando o caráter cultural da prática da leitura. Ele prosseguiu sua exposição com a colocação do desafio de tornar a leitura uma ação do cotidiano dos brasileiros, isto é, de superar as limitações de ler apenas os livros didáticos e paradidáticos. Neste sentido, explicou o autor, as políticas culturais destinadas ao livro e a leitura são fundamentais ao desenvolvimento cultural dos brasileiros porque inserem o livro num local de destaque na vida social do país.

Em seguida, o representante da Cátedra Unesco de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do  Rio de Janeiro reforçou o papel da escola no tocante à leitura e sua relevância para a formação de cidadãos e de valores éticos para a sociedade. O terceiro expositor, Fabiano dos Santos Piúba, da Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura, iniciou sua fala com a afirmativa de que é na leitura que a educação e  cultura podem se encontrar. E ressaltou a importância da biblioteca – espaço cultural que reúne livro, literatura, leitor e leitura – neste contexto.

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