Skip to content

German Rey: As políticas culturais como políticas dos sentidos: imagens, leituras e cultura digital

04/08/2011

O segundo dia do VII ENECULT se iniciou com a palestra As políticas culturais como políticas dos sentidos: imagens, leituras e cultura digital, ministrada pelo doutor em Psicologia e professor German Ray, que refletiu  acerca das políticas culturais e políticas de sentidos, política das imagens e as tecnologias.

A partir do exemplo de um grande evento de rock em Bogotá, que reúne uma grande quantidade de pessoas que não se encontram cotidianamente na cidade, o pesquisador afirmou que é possivel perceber que eventos culturais, ao se utilizarem de imagens e sons, produzem sentidos. Segundo ele, são estes sentidos que constroem uma cidade cultural e política. Logo, políticas comunicativas e políticas culturais formam encontros, conflitos e tendências e a cultura e a comunicação são convertidas em um signo de um novo tempo.

O professor falou também sobre ordenamento e compensação politica e explicou que as políticas culturais são mobilizações, intervenções culturais realizadas pelo Estado mas em conversação com grupos sociais. Também comentou que é preciso haver menos ordenamento por parte do Estado e mais compensação. Nesse sentido, o pesquisador citou o Plano Nacional de Cultura do governo Lula como transição entre politicas culturais entendidas como ordenamento e politicas culturais entendidas como compensação e formas de pertencimento simbólico.

E finalizou a apresentação afirmando que  o importante é perceber os sentidos da política, visualizando imagens, agregando leituras e compreendendo a situação da cultura e da comunicação no aspecto digital.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Jolanta Rekawek permalink
    05/08/2011 10:27

    Sinto muita falta das informacoes sobre as intervencoes artisticas que estao acontecendo no VII ENECULT? Voces dispoem das filmacoes dos espetaculo que poderiam inserir no site ou as intervencoes artisticas sao “uma coisa menor”pois na programacao geral nao consta nenhum detalhe ao respeito das mesmas, nem nomes dos artistas proponentes.. Como voces pensam discutir cultura sem prestar atencao a sua devida essencia – a ver como ela e feita?

    • 06/08/2011 14:48

      Olá Jolanta,

      Tudo bem? Iniciamos a divulgação específica das intervenções artísticas no blog no dia 11 de julho. Criamos uma categoria chamada Intervenções artísticas que reúne posts sobre cada uma das intervenções que foram apresentadas. A equipe que fez a cobertura fotográfica e audiovisual está editando os materiais produzidos e em breve divulgaremos fotos e videos da programação. É a primeira vez que selecionamos trabalhos desta modalidade e toda crítica e sugestão é muito valiosa para que possamos ampliar cada vez mais o diálogo com as artes nas próximas edições do evento.

      Um abraço,
      Tess Chamusca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: