Skip to content

Mesa Redonda Cultura e Arte

04/08/2011

A fala performática do professor e compositor Paulo Costa Lima abriu a primeira mesa redonda desta edição do Enecult, focada na relação entre cultura e arte. Com descontração e sem protocolos, o artista e pesquisador interessado em refletir sobre criação artística e identidade cultural convocou a platéia do Salão Nobre da Reitoria a participar ativamente da sua exposição, na qual trouxe à tona um conjunto de abordagens possíveis quando se tematiza a complexa relação entre arte e cultura.

Ao convidar o público a pensar a arte e a cultura por dentro, Lima destacou como é simplista tratar uma como subconjunto da outra. Também levantou outras questões, dentre as quais, o risco da homogeneização das culturas em um mundo globalizado e a fricção entre a idéia de uma autonomia do estético e a sua relativização pela cultura de massa. Em sua análise desse contexto, ele também assinalou o caráter de negociação que costuma se dar entre a liberdade de criação e a indústria cultural.

Sua performance entusiasmou o segundo expositor da mesa, Ayrson Heráclito, que saudou Paulo Costa Lima como um “pai de santo da música contemporânea”. Artista plástico, pesquisador e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Heráclito mostrou as faces do seu processo de criação focado, sobretudo, na cultura afro-brasileira. Em sua avaliação, o estudo da arte deve ser conduzido sob uma lógica marcadamente interdisciplinar, tornando-se próximo de diferentes áreas do conhecimento.

Seu interesse pela intersecção entre estética e religiosidade é balizado por um conjunto de conceitos de cultura: transculturação, matrizes e estéticas, alteridade, identidade, identificação, diversidade, pluralidade e refletividade. Heráclito defendeu, ainda, a importância da inter-relação das artes com outros territórios do conhecimento humano. Ao encerrar a primeira mesa redonda do VII Enecult, a professora Edilene Mattos agradeceu a contribuição dada pelos dois expositores que enriqueceram o evento enfatizando aspectos polêmicos, irreverentes e de estímulo à reflexão.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: