Skip to content

Eixo Culturas e Religiões: Religiões e contemporaneidade

05/08/2011

Hoje, a mesa Religiões e contemporaneidade foi iniciada com a exposição de Daniele Evangelista sobre o funk gospel e as transformações no meio evangélico. A autora considerou o funk gospel como um movimento não consensual no meio evangélico. Segundo a pesquisadora, a comunidade evangélica é formado por segmentos heterogêneos e as suas transformações são marcadas mais pela tensão do que pelo consenso.

Em seguida, Gisele Cardoso de Lemos abordou o domínio do espiritual na literatura Indiana Pós-colonial. Lemos destacou na sua exposição a criatividade da literatura indiana que é, ao mesmo tempo, “agregacionista e inclusivista”, pois consegue reunir ao aporte teórico europeu as suas tradições e raízes.

Gérsica Sanches apresentou o trabalho “Dom Timóteo Amoroso: Um discurso dissonante na Ditadura Militar”. Sua pesquisa teve como principal objetivo compreender através de elementos lingüístico-discursivos como se apresenta o pensamento político-humanitário de D. Timóteo em seus textos religiosos. A autora afirmou que tal discurso direcionava-se no sentido de convencer os seus fiéis contra o regime autoritário em questão.

Por último, John Dawsey apresentou uma etnografia sobre o Rito de Passagem de Nossa Senhora. Para o autor, elementos presentes na festa, à exemplo da catedral e do parque de diversões, aparentemente separados, eram vistos pelos fiéis como indissociáveis.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: