Skip to content

Gírias em jogo: Mesa “Discurso, midiatização” discute futebol e linguagem

05/08/2011

No último dia de realização do VII ENECULT, a mesa “Discurso, midiatização” trouxe o debate da relação da mídia com a linguagem e seus aspectos culturais populares. A sessão ocorreu na sala 9 do PAF 3 e contou com três apresentações.

A linguagem enquanto uma ferramenta de vazão de gírias e identificações foi objeto do trabalho de Ana Lucia Enne e Andressa Lacerda (UFF). “Gírias, hibridizações, negociações, negações: O discurso como objeto e lugar de disputas na arena da cultura” tematiza a gíria como um um local de resistência de grupo às culturas opressoras. Enne e Lacerda concluem que a linguagem própria é uma marcação de identidade de um grupo na medida em que a riqueza vocabular permite a quem fala um local de poder.

A sessão teve continuidade com a exposição “A violência no processo de metamorfose das torcidas de Bahia e Vitória” de Paulo Roberto Leandro (UFBA). O pesquisador trouxe um contexto histórico das torcidas de futebol mostrando um processo de crescimento da violência e de todo uma identidade cultural dessa cena. Paulo Roberto considera que a profissionalização do futebol e o interesse da imprensa pelo desporto contribuiu para um mercado de consumo do jogo. Desse modo, se estabeleceu um processo de troca baseado no interesse do jornal que quer vender e estimular a rivalidade e a torcida, que cria uma expectativa por se ver representada no jornal e (re)conhecer seus ídolos.

Os demais palestrantes não compareceram à sessão de trabalhos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: