Skip to content

Mesa redonda Cultura e política na América Latina

05/08/2011

Doutora em ciência política pela Stanford University e professora titular da Universidade Estadual de Campinas, Evelina Dagnino abriu a segunda mesa redonda desta edição do Enecult destacando o encontro como um importante espaço de discussão sobre os estudos culturais. Em sua exposição, Evelina deu ênfase à associação entre cultura e política na construção democrática, ambas, segundo ela, interligadas de forma indissolúvel e entrelaçadas por relações de poder. “A política tem na cultura um elemento necessário e constitutivo das relações sociais”, assinalou.

Para compor a mesa, cujo tema teve como foco central a promoção de reflexões sobre cultura e política na América Latina, também foram convidados o crítico literário, pesquisador e professor do curso de mestrado em estudos culturais da Pontifícia Universidade Católica do Peru, Victor Vich, e o diretor da Secretaria de Comunicação da Presidência da República do Uruguai, Gonzalo Carámbula.

Em sua análise sobre o papel da cultura como um dispositivo socializador dos seres humanos e de transformação política, Vich foi enfático: “Qualquer pensamento sobre políticas culturais deve considerar não o que a cultura representa, mas o que ela faz na produção e reprodução das relações sociais”. Contundente em sua crítica, o expositor peruano sublinhou o papel fundamental da interseção entre política e cultura no combate a questões graves do mundo contemporâneo, como o autoritarismo das sociedades, as injustiças, o racismo e a falta de consciência ecológica.

Já Carámbula, após compartilhar das opiniões dos companheiros de mesa, lamentou que o investimento em políticas culturais tenha sido negligenciado e tratado como um capítulo à margem no Uruguai durante muitos anos. Militante político, ele também destacou o profundo valor social da cultura e a importância de se criar condições para que ela possa prosperar, interagir e assegurar liberdades. Ao final, a platéia presente ao Salão Nobre da Reitoria da UFBA participou de um debate com os convidados da mesa, mediado pelo professor do IHAC, Carlos Bonfim.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: