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Eixos Temáticos

27/02/2012

Em 2012, o ENECULT acontece entre os dias 08 e 10 de agosto. Serão abordados 13 eixos temáticos. Confira abaixo as emendas de cada um destes grupos de trabalho:

– Formação, Gestão e Produção Cultural
O grupo traz como objeto de discussão assuntos relacionados ao campo da organização da cultura; a formação em gestão cultural; os fundamentos e as singularidades do gerenciamento na área da cultura; estudos de caso sobre produção cultural estatal e em instituições da sociedade civil organizada; configurações do campo de produção cultural e seus momentos constitutivos.

– Cultura e Desenvolvimento
Acolhe trabalhos sobre a relação entre cultura e desenvolvimento, tais como: estudos sócio-econômicos da cultura, economia da cultura, economia criativa, indústrias criativas, cidades criativas, indústrias culturais, indicadores culturais, estatísticas culturais, diversidade cultural e desenvolvimento, consumo de bens e serviços culturais, comércio internacional de bens e serviços culturais, cultura e propriedade intelectual.

– Politicas Culturais
Acolhe trabalhos teórico-conceituais e/ou analíticos sobre políticas culturais que tratam de diversas dimensões, tais como: noções utilizadas; formulações, ações e objetivos; atores envolvidos; públicos pretendidos; recursos humanos, materiais, financeiros e legais acionados; sistematicidade, interfaces e transversalidades. Abrange políticas para a criação, difusão, circulação, cooperação, reflexão, preservação, recepção, produção e gestão da cultura.

– Cultura Digital, Direitos Autorais e Culturais
Disponível em breve.

– Cultura, Cidades e Territórios
O objetivo do grupo é o de reunir reflexões acerca da produção das representações das diferenças relacionadas aos territórios e seus usos. Acolhe trabalhos que façam a análise de eventos, dos processos de produção e das  políticas culturais para a identidade e o território. Sua justificativa está ligada ao fenômeno da contemporaneidade, que comprime espaço e tempo, forçando a novas formações discursivas no âmbito do pertencimento. Tal perspectiva exige um olhar inter/multi/transdisciplinar, e os trabalhos podem focar sobre os usos cotidianos e as diferentes representações do espaço urbano, a cidade como espaço físico e simbólico, os modos de subjetivação da cidade, os imaginários urbanos, as tensões territoriais, os limites da territorialização das culturas na cidade, os conflitos e dissensos no espaço público, as relações entre corpo e cidade, assim como as possibilidades de intervenções urbanas e de diferentes experiências nas cidades contemporâneas através de museus, arquivos e instituições de memória, bem como  os usos dos novos meios nos processos de aproximação e redefinição das narrativas de pertencimento.

– Cultura e América Latina

Visa contribuir com os debates sobre as dinâmicas atuais das culturas nessa região. Contempla relatos de pesquisas e de experiências relacionadas ao espaço cultural latino-americano contemporâneo: perspectivas teóricas, indagações estéticas e políticas; agentes e agendas; processos de integração regional.

– Cultura, Gênero e Sexualidade

Aceita trabalhos que analisam as relações entre gêneros, sexualidades e as culturas. Discussões contemporâneas sobre os diversos gêneros e sexualidades. Análises de produtos culturais sobre as representações dos gêneros e das sexualidades. Discussão sobre as políticas públicas e identitárias para o respeito à diversidade sexual e de gênero.

– Cultura, religião e etnicidade

Acolhe trabalhos que analisam, de forma (inter/trans/multi)disciplinar, representações etnicorraciais ou religiosas em produções textuais (literárias ou não-literárias), musicais, visuais ou audiovisuais. Abrange ainda pesquisas (conceituais, etnográficas e/ou históricas) que focalizem modos religiosos de produção da cultura no Brasil. Por fim, integram esta área os estudos sobre: mídia e racismo; identidades etnicorraciais e políticas afirmativas  (oficiais e não-oficiais) no Brasil; representações afrodiaspóricas nas produções culturais brasileiras; as relações das significações religiosas com outras esferas, tais como práticas de saúde, consumo ou turismo; os sentidos religiosos na formação de identidades (pessoais ou coletivas).

– Cultura e Mídia

Contempla trabalhos relacionados à reflexão sobre o campo midiático e a experiência na contemporaneidade. A relação entre mídia e as diversas dimensões da vida social: política, religião, economia etc. Produção de sentidos e mídia: produção, circulação e interpretação dos produtos midiáticos.

– Narrativas Audiovisuais

Acolhe trabalhos que analisam as representações construídas por meio de narrativas audiovisuais plasmadas em diversas linguagens (cinema, televisão, vídeos, etc.), constituintes
das práticas de significação e dos sistemas simbólicos por meio dos quais os significados são produzidos; contempla, igualmente, estudos que refletem sobre o caráter arbitrário e indeterminado das representações culturais e suas complexas ligações com as relações de saber/poder.

– Cultura e Música

Aceita trabalhos que discutam o universo da música em sua dimensão histórica, social, cultural estética e identitárias. As práticas musicais no ambiente contemporâneo e seus desdobramentos: na canção, na interpretação vocal e instrumental, na performance, nos diferentes gêneros e estilos, nas trajetórias artísticas. O mercado da música e as múltiplas interações na criação, produção, difusão, distribuição e consumo. Música na rede.

 – Cultura e Arte

Aceita trabalhos que discutam arte e representação social. Arte e diversidade cultural. Arte e cultura estética. Arte como espaço de construção e desorganização de fronteiras entre o erudito e o popular. Tradição e contemporaneidade nas manifestações artísticas: literatura, dramaturgia, dança, encenação, artes visuais, performance, moda e intervenção urbana.

– Patrimônio Cultural e Memória

Contempla trabalhos do patrimônio cultural material e imaterial e da memória social, que possam fornecer elementos para a definição e redefinição de políticas públicas no campo da cultura e que expressem a capacidade do ser humano de sobreviver no meio em que vive, constituindo-se em registro da história da cidade, país, nação e da vida das pessoas.

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6 Comentários leave one →
  1. Cilene Canda permalink
    20/03/2012 8:30

    Sugiro que vocês abram um eixo temático sobre Cultura e educação, porque há muitos pesquisadores e grupos de pesquisas nessa área que ficam espremidos em eventos generalistas no campo da educação.

    Agradeço pela oportunidade de diálogo.
    Abraços.

    • 20/03/2012 10:01

      Cilene, bom dia

      Obrigada pela sugestão! Esperamos contar com a sua participação mais vezes.

      Atenciosamente,
      Ascom ENECULT

  2. Waleska Moura permalink
    29/03/2012 20:42

    Ia sugerir o eixo temático Cultura e educação e fiquei até contente por ter visto o comentário anterior já fazendo essa sugestão. É um tema importante e eu acredito que muitas pessoas se inscreveriam para apresentar, e outras pessoas se inscreveriam para assistir às apresentações.

  3. 29/03/2012 20:52

    Com certeza Waleska!

    É uma ótima idéia, que será avaliada para a próxima edição.

    Grata pela participação,

    Ascom ENECULT

  4. Cilene Canda permalink
    01/04/2012 10:57

    Ótimo, Walesca!

    Estou fazendo essa provocação, pq já ouvi tal questionamento de muitos pesquisadores da área de cultura e educação.

    Se focarmos na área de cultura, creio que a discussão sobre educação possa ser muito relevante para muitos interessados no assunto.

    A relação entre cultura ee ducação deve ser mais discutida entre educadores, artistas e demais atuantes e pesquisadores.

    Espero que, no ano que vem, essa temática possa ser avaliada com carinho por parte da produção do ENECULT.

    Um abraço.

  5. Iris permalink
    21/05/2012 16:57

    Então vai minha sugestão, tambem. O que acham do tema Cultura e Meio Ambiente (sustentabilidade)? Abraçosss

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