Skip to content

Mesa Cultura e Juventude tem palestrantes confirmados

05/03/2012

Está confirmada para o dia 09 de agosto a mesa Cultura e Juventude do VIII ENECULT. Para promover o debate, estarão presentes Carlos Feixa (ESP), Regina Novaes (UFRJ) e Rossana Reguillo (MEX). Confira abaixo o currículo dos palestrantes:

  • Carles Feixa (Espanha)

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Barcelona. Professor titular na Universidade de Lleida. Pesquisador visitante em diversas universidades da América Latina, Espanha e Estados Unidos. Especializado no estudo de culturas jovens, vem trabalhando com o tema na Catalunha e no México.

Autor de diversos livros, entre os quais destacamos  De jovenes, bandas y tribus (Barcelona, 1998), Culturas juveniles en España (Madrid, 2003), Jovens na America Latina (Sao Paulo, 2004) e Global Youth? (London & New York, 2006).

Co-editor da revista Young (Londres/Delhi) e membro do Conselho Editorial de Nueva Antropología (México), Nómadas (Bogotá), Mondi Migranti (Milano) e Analise Social (Lisboa). Foi assessor das Nações Unidas para políticas para a juventude e é  vice-presidente do Comitê de Pesquisa “Sociologia da Juventude” da International Sociological Association.

  • Rossana Reguillo (México)

Possui graduação em Ciências da Comunicação e mestrado em Comunicação pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores do Ocidente (ITESO) de Guadalajara, além de doutorado em Ciências Sociais/Antropología Social pela Universidade de Guadalajara.Professora convidada em diversas universidades da América Latina, Espanha e Estados Unidos.

Membro da Academia Mexicana de Ciências e Coordenadora do Programa Formal de Pesquisa em Estudos Socio-culturais do Departamento de Estudos Socio-culturais do ITESO. Recebeu do Instituto Nacional de Antropologia e Historia o Prêmio Nacional de Antropologia pela Melhor Pesquisa em 1995 e o  Prêmio Ibero-americano de Pesquisa Municipal e Regional, outorgado pela  União de Cidades Capitais em Madrid em 1996.

Tem como foco de trabalho comunicação e culturas urbanas, bem como culturas jovens. Trabalha atualmente numa pesquisa comparativa sobre a construção social do medo em cidades latino-americanas.

Entre seus livros destacamos La construcción simbólica de la ciudad. Sociedad, desastre, comunicación (Guadalajara, 1996), Estrategias del desencanto. La emergencia de culturas juveniles en Latinoamérica (Buenos Aires, 2002) e Horizontes Fragmentados. Comunicación, cultura, pospolítica. El (des)orden global y sus figuras (Guadalajara, 2005).

  • Regina Novaes (UFRJ)

Professora do Programa de Pós-gradução em Sociologia e Antropologia, do IFCS e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui graduação em Ciências Sociais (1973) e mestrado em Antropologia Social (1979) pela mesma universidade, bem como doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1989).

Foi da Secretaria Nacional de Juventude-Adjunta e presidente do Conselho Nacional de Juventude, além de consultora do Instituto Brasileiro de Análises Socio-Econômicas (IBASE), tendo participado da coordenação geral da pesquisa Juventude e Integração Sul Americana, desenvolvida simultaneamente em seis países vizinhos. Em 2009, também atuou como consultora senior do PNUD/Nações Unidas para a realização do Informe Juventude e Desenvolvimento Humano nos países do Mercosul. Em 2010 coordenou, em conjunto com Silvia Ramos, a pesquisa da UNESCO sobre políticas públicas de Juventude no Brasil. Como pesquisadora do CNPq, desenvolve projetos de investigação na área de Juventude, Religião e Política.


Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: