Skip to content

Confirmado mais um espaço de debate

02/04/2012

O VIII ENECULT vai iniciar as suas atividades em grande estilo. Para o dia 08 de agosto,  está confirmada a participação de Sonia Caldas, Bohumila de Araujo, Dani Velasquez e Mila Araújo na mesa que abrirá as comemorações do centenário de Jorge Amado na Universidade Federal da Bahia. O espaço será coordenado pela prof. Ana Rosa Ramos (UFBA) e pretende homenagear o escritor, que se configura como um dos nomes mais importantes da literatura brasileira.

Para saber um pouco mais sobre a mesa, confira abaixo o currículo dos palestrantes!

Ana Rosa Neves Ramos – Possui Licenciatura em Letras Vernáculas Com Inglês – Universidade Católica do Salvador e Mestrado e Doutorado em Literatura Comparada pela Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle). É Professor Associado III da Universidade Federal da Bahia, além de Presidente da Associação Brasileira de Estudos Canadenses/ABECAN no biênio 2006-2008. A ênfase da sua formação na área de Letras situa-se em Literatura Comparada. Desenvolve pesquisas, no âmbito dos Estudos Culturais, sobre temáticas relacionadas ao espaço público, identidades e mídia e sobre questões regionais (Bahia e Quebec), tendo como foco leituras semióticas da cidade de Salvador e do Quebec, o cinema documentário e  a obra de Jorge Amado.

Bohumila Sampaio de Araujo – Possui graduação em Filologia – Universita Karlova Universitas Carolinae Praga, CZ (1962) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1993). De 1961 até 1967 foi Professora Assistente da UK. De 1968 até 1973 trabalhou para a UNESCO no Projeto BRA-34, de 1973 a 1976 atuou no WFP/FAO/ONU, de 1976 a 1980 foi contratada pela CIDA-Canadian International Development Agency. De julho de 1980 até agosto de 2009, lotada como pedagoga na UFBA, foi responsável pelo Setor de Cooperação Internacional da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (1980-2000). De 2000 a 2009, coordenou o Núcleo de Avaliação do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público da Universidade Federal da Bahia. Foi aponsentada em setembro de 2009. De 2006 até 2010 foi vice-coordenadora da UAB na UFBA. Em 2003 foi eleita Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, Região Nordeste, sendo reeleita em 2007.

Sônia Regina de Araújo Caldas – Possui doutorado em Letras – Universidade Federal da Bahia (2003) – trabalhando com o tema Gabriela, baiana de todas as cores. Especialista em Análise do Discurso, graduada em Letras e Artes Plásticas pela Ufba. Atualmente é professora da  Universidade Católica do Salvador e da Famettig – Factur. Tem experiência na área de Letras, Artes e Língüística, Comunicação, Turismo e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: livros-capas-imagens, representações, cultura, comunicação, publicidade e propaganda, marketing, turismo e projetos. Artista Plástica com várias exposições nacionais e internacionais.

Dani Leobardo Velásquez Romero – Possui graduação em Letras – Universidad Nacional de Colombia (2006) e Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia -UFBA (2010). Atualmente é estudante de doutorado em Literatura e Cultura na UFBA e é Professor Assistente de Língua Epanhola no Departamento de Letras Românicas da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola e Literaura Hispano-americana.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: