Skip to content

Rafael Raddi comenta sobre exposição “Arte em liberdade – Observadores do horizonte”

23/07/2012

Em 2012, a programação do VIII ENECULT conta com uma novidade: através da parceria estabelecida com o Centro Cultural  Dannemmann, o encontro trará a Salvador uma amostra da exposição “Arte em Liberdade – Observadores do Horizonte”. Nesta entrevista, Rafael Raddi, Diretor Presidente do Instituto Plano Cultural, Mestre em História das Artes e co-curador da exposição, fala sobre a mostra  e a relação Brasil-Alemanha.

ENECULT– “Arte em Liberdade – Observadores do Horizonte” recorda a construção e implementação do Muro de Berlim através de obras de artistas como Helge Leiberg, Veit Hoffman, Hans Scheib e Michael Mueller. De que forma surgiu o interesse em trazer algumas de suas obras à Bahia?

RAFAEL RADDI- A relação estabelecida entre Salvador e a Alemanha é antiga. O vínculo estabelecido por Jorge Amado e a escritora alemã Anna Seghers é uma prova disso. Na antiga Alemanha Oriental (RDA), através das publicações do escritor baiano, foram criados novos horizontes imaginários na mente dos artistas alemãs, mesmo, naquela época onde a República Democrática Alemã (RDA) vivia sob o regime totalitarista. Atualmente, a ligação entre os locais ainda é estabelecida. O Centro Cultural DANNEMANN abriga a exposição Observadores do Horizonte, que recorda a construção do muro de Berlim, como uma forma de mostrar os tempos passados, o que é muito importante para o não esquecimento dos fatos ocorridos após a Segunda Guerra Mundial. Sendo assim, ainda hoje, o interesse em manter o diálogo entre Bahia- Alemanha é consolidado cada vez mais.

ENECULT – Em sua 8ª edição, o Enecult é um encontro multidisciplinar, que tem como perspectiva debater a cultura em suas mais diversas nuances. Qual a principal contribuição desses diversos olhares sob a cultura?

RR – Discussões e diálogos entre criadores e pessoas ligadas à cultura sempre foram e oferecem  uma excelente plataforma a novas ideias. É esse tipo de relação multidisciplinar que contribui para a amplitude do debate diante de qualquer campo da cultura. As observações sobre o mundo devem ser feitas visando essa perspectiva dos diferentes olhares diante do mesmo ponto. Assim, também, acontece no mundo das artes. A Escola alemã- BAUHAUS- é um exemplo disso. Ela mantém uma relação multidisciplinar entre projetos e arte. Em Salvador, no Instituto do Cacau, esse tipo de relação pode ser percebido através das mais lindas e belas obras da construção civil inspiradas nas diretrizes e formas da BAUHAUS.

ENECULT– Localizado em São Félix (interior da Bahia), o Centro Cultural DANNEMANN, representa um acervo cultural não somente para a Bahia, mas para o Brasil. Qual o papel que esta iniciativa exerce no aprofundamento das relações entre  o interior e a capital da Bahia no que se refere à cultura?

RR- Como o Centro Cultural DANNEMANN trabalha junto com a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo) e com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), achamos que é uma excelente oportunidade de entrosar, mais ainda, São Félix e Salvador. Desde os anos 90, através do Instituto Cultural Brasil-Alemanha que podemos vivenciar as exposições das artes brasileiras na Alemanha, principalmente, vindas da Bahia em cooperação com o DANNEMANN. Isso foi importante porque contribuiu para que horizontes na Alemanha fossem abertos – uma vez que mostrava muito bem as diferenças entre capital e interior e suas colisões sociais e raízes culturais.

ENECULT- No dia 08 de agosto, a programação do Enecult vai contar com o lançamento de um catálogo da exposição, que trará algumas obras do seu acervo para Salvador. Qual a expectativa para a ocasião e como será este lançamento?

RR- Claro que a expectativa é grande. Tenho certeza que muitos ficarão muito surpresos em conhecer um lado da Alemanha onde a composição de cores transmite a alegria e felicidade. A ideia de lançar um catálogo (bilíngue – Alemão e Português) da exposição, que foi exibida inicialmente no Museu Nacional do Complexo Cultural da República em Brasília, faz parte dos resultados previstos. Em uma caixa serão inseridos 05 libretos tendo em seu conteúdo uma descrição do projeto Observadores do Horizonte. É importante ressaltar que cada artista em seu libreto terá como capa de apresentação a publicação de um desenho gráfico original, elaborado por cada artista, assim como uma menção ao trabalho diferenciado do artista Michael Mueller, o qual concebeu um trabalho exclusivo tendo como tema a  relação de amizade e admiração entre Jorge Amado e Anna Seghers, o qual será tema do pôster oficial da exposição. O novo artista jovem Felix Rehfeld terá também seus trabalhos expostos; mostrando, assim, que a nova geração muito se preocupa em aprender as técnicas de pintura com a sua geração anterior.

ENECULT– 2013 é o ano da Alemanha no Brasil. Podemos dizer que a chegada de “Arte em Liberdade – Observadores do Horizonte” a Salvador é o primeiro marco destas comemorações na capital baiana, se constituindo como uma oportunidade para ampliar e aprofundar as relações entre os dois países?

RR– Sim, podemos dizer que paralelamente a abertura da exposição do coordenador do Projeto do ano da Alemanha no Brasil- Claudio Strick- em maio de 2013, a qual se estenderá até maio de 2014, essa exposição em Salvador é um marco. É um momento propício para solidificar os laços entre os dois países. Certamente, as Indústrias na Bahia tem sua consciência de que em virtude da utilização das Leis de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) a identidade cultural entre os dois países é fator fundamental para uma maior interação e aprofundamento da relação econômica entre os países, pois sem entendimento cultural não tem como atingirmos a compreensão dos diversos setores produtivos que compõem a sociedade.

 

Anúncios
One Comment leave one →
  1. christina heinl permalink
    04/08/2012 7:40

    muito obrigada. gostei muito dessa iniciativa e dos comentarios do co-curador. parabens a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: