Skip to content

10 de agosto é dia de lançamento de livros no Enecult. Conheça o resumo das publicações

31/07/2012

Título: JOÃO GILBERTO

Autor: Walter Garcia

Editora:  Cosac Naify

RESUMO: O livro João Gilberto é resultado de uma vasta pesquisa que propõe uma abordagem diferente sobre a obra e a imagem de um dos maiores artistas em atividade no mundo hoje. A seleção dos textos não-inéditos foi pautada pela importância histórica e pelo ineditismo, evitando-se o folclore em torno do músico. Já a seleção de textos inéditos orientou-se pelo enfoque multidisciplinar, a ser alcançado tanto no trabalho individual quanto na soma dos esforços de pesquisadores de diferentes áreas.

Dividido em quatro partes, o livro apresenta uma seleção de entrevistas concedidas pelo artista e reúne depoimentos de pessoas que participaram de seu cotidiano. Além disso, a edição traz ensaios e textos críticos (escritos especialmente para este livro) que contextualizam sua música na história da MPB e apontam afinidades entre sua produção e outras áreas da cultura brasileira. Por fim, o livro traz ainda uma cronologia de vida e obra, uma discografia e uma bibliografia selecionada, passando em revista toda a trajetória do artista.

Título: PERVERTIDOS, BICHAS E ENTENDIDOS. IDENTIDADE HOMOSSEXUAL NO ROMANCE LATINOAMERICANO

Autor: Darío Gómez Sánchez

Editora: EDUFPE

RESUMO: Partindo de um corpus composto por dez obras de finais do século XIX ao início do XXI, o autor afirma que o romance latino-americano de temática homossexual enfatiza diversos elementos sócio-biográficos buscando tornar visível uma série de questões pessoais e condições culturais das relações sexuais inter-masculinas. No entanto, a análise desses elementos mostra que tais romances focalizam, na verdade, nas diversas elaborações históricas sobre a identidade homossexual. O resultado é que esses romances, ao contrário do que eles próprios se propõem, acabam reproduzindo visões estereotipadas das práticas sexuais inter-masculinas e até alguns aspectos do preconceito heterossexista.

COLEÇÃO “CULTURA É O QUÊ?” – SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA

Volume IV – Cultura como Recurso – Heloísa Buarque de Hollanda (2012)

Volume VI – Linguagem, Educação e Cultura: Leituras – Eliana Yunes (2012)

RESUMO: Editada desde 2009, a Coleção “Cultura é o Quê” apresenta as três novas edições que trazem temas variados sobre a cultura. Heloísa Buarque de Hollanda se debruça sobre a reflexão da cultura como recurso, mostrando exemplos da cultura periférica no Rio de Janeiro e da literatura marginal. O texto de Eliane Yunes, fruto da transcrição de uma palestra sobre cultura e educação, traz elementos para se pensar a linguagem, a literatura e as interfaces destas com a cultura.

Título: PAGODES BAIANOS: ENTRELAÇANDO SONS, CORPOS E LETRAS

Autor: CLEBEMILTON NASCIMENTO

Editora: EDUFBA

RESUMO: O livro se propõe a entender as letras das músicas de pagode produzidas na Bahia como espaços de produção de significados sociais. A partir delas, o autor analisa de que forma as relações de poder entre homens e mulheres estão sendo forjadas e representadas nos discursos produzidos por essas músicas. Constatando que a imagem feminina no pagode baiano é sempre construída a partir do olhar masculino, a publicação mostra a sexualidade como um fator determinante da mudança social na contemporaneidade.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Lorena Reis permalink
    01/08/2012 15:44

    E os livros que serão lançados pela Editora da Ufba??

    • tacianagacelin permalink*
      01/08/2012 19:16

      Olá, Lorena!!!! Publicaremos todos os resumos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: