Skip to content

VIII Enecult teve início na manhã de hoje na Reitoria da UFBA

08/08/2012

Por Carina Gazar

Dando início às atividades do VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), a mesa inaugural do evento, que aconteceu na manhã de hoje (08.08), na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) contou com a presença da pró-reitora de extensão da UFBA, Dulce Aquino, do secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, do secretário de cultura do Estado da Bahia, Antônio Albino Canelas Rubim, do diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA, Giovandro Marcus Ferreira, do vice-coordenador do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA, professor Marcio Nascimento, e da coordenadora do Centro Multidisciplinar de Estudos da Cultura (CULT) e do VIII Enecult, Lindinalva Rubim, que deram as boas vindas aos cerca de 200 participantes que estiveram presentes na solenidade de abertura do encontro.

“O Enecult é um momento de reflexão e de diálogo com a sociedade. São os projetos de extensão como este que justificam a existência da Universidade”, afirmou Dulce Aquino, que na ocasião representou Dora Leal, reitora da Universidade Federal da Bahia.O atual secretário de cultura e também professor da UFBA, Albino Rubim, exaltou a importância de um encontro desse nível para a Bahia. “É uma honra termos aqui reunidos estudiosos e pesquisadores de grande importância para a área da cultura. Queremos dentro da secretaria tornar a Bahia um lugar privilégiado de formação e qualificação em cultura, nesse sentido o Enecult tem contribuído ao dar visibilidade nacional e internacional ao estado”, afirmou.

Em seguida, foi a vez de Jesús Prieto de Pedro, do Interuniversity Institute for Cultural Comunication, da Espanha, realizar a palestra sobre Direitos Culturais. Jesús destacou os Direitos Culturais como direitos humanos fundamentais e trouxe uma reflexão sobre este direito e sua relação com os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Segundo ele, seriam estes os pilares dos Direitos Culturais.

Com o objetivo de dar continuidade às reflexões feitas por Jesús Prieto, a mesa sobre Cultura e Estado contou com a participação do professor Francisco Foot Hardmann (UNICAMP), considerado um dos maiores pesquisadores sobre a relação sobre Cultura e Estado do país, com importantes trabalhos publicados sobre o tema, de Hamilton Pereira, atual secretário de cultura de Brasília, que trouxe sua experiência como produtor e gestor público no campo da cultura e Vitor Ortiz (MinC), atual secretário executivo do Ministério da Cultura. A mediação ficou por conta do secretário de cultura, Albino Rubim. O debate girou em torno do papel do Estado democrático na organização da cultura.

À tarde, as atividades acontecem, a partir das 14h, no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III), no Campus de Ondina. Serão apresentados 98 trabalhos sobre a relação entre Cultura e América Latina; Cultura e Arte; Cultura, Cidades e Territórios; Cultura e Desenvolvimento; Cultura, Gêneros e Sexualidades; Cultura e Mídia; Cultura e Música; Cultura, Patrimônio e Memória; Cultura, Religiões e Etnicidades; Narrativas Audiovisuais e Políticas Culturais.

Destaque da programação, às 16h30, acontece no auditório do PAF III, o lançamento do livro “Jorge Amado e a Sétima Arte”, com publicação da Editora da UFBA (Edufba) e da Casa da Palavra. O evento abre as comemorações do centenário do escritor baiano, na Universidade Federal da Bahia.

Uma novidade dessa edição do encontro é a seleção da exposição Arte em Liberdade – Observadores do Horizonte, que apresenta trabalhos de quatro jovens artistas plásticos alemães e resgata um dos momentos mais importantes da história mundial: a construção do Muro de Berlim. A abertura acontece hoje, às 19h, na AMEI, no Largo do Carmo, e marca o lançamento do Ano da Alemanha no Brasil, que será celebrado em 2013.

A programação é aberta ao público, respeitando o limite das salas. As pessoas que não estão inscritas no VIII Enecult não receberão certificados.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. TATIANE permalink
    10/08/2012 12:18

    Gostaria de saber se tem possibilidade de comprar o Livro JORGE AMADO E A SETIMA ARTE pela internet, através da livraria da UFBA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: