Skip to content

Formação e capacitação do Produtor Cultural é tema de discussão durante sessão de trabalho no VIII Enecult

10/08/2012

Elisabeth dos Santos, Fernanda Piccolo, Maria da Glória e Ugo Barbosa respondem as perguntas dos participantes

A sessão de trabalho “Formação e Produção Cultural”, realizada nesta sexta-feira (10), no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha, reuniu estudantes e pesquisadores para discutir a formação do produtor cultural em instituições de Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia. Além de levantar questionamentos sobre os currículos desse curso, os participantes debateram a capacitação do produtor cultural.

Sob coordenação do produtor cultural Ugo Barbosa Mello, a sessão de trabalho começou com a apresentação da pesquisa “As motivações na escolha da formação profissional dos alunos do CST em Produção Cultural do IFRJ”, realizada pela doutora em Antropologia Social pela UFRJ, Fernanda Piccolo, e pela graduanda em Produção Cultural Maria da Glória da Silva.

Em seguida, a mestranda em Administração (UFPE) Elisabeth dos Santos apresentou o artigo “A Formação do Produtor Cultural em Pernambuco” e estimulou a reflexão sobre a atuação desse profissional, que segundo ela, ainda é vista de forma restrita. E para finalizar a sessão de apresentações, Ugo Barbosa de Mello propôs a discussão sobre os currículos dos cursos de Gestão Cultural e de Produção Cultural através do artigo “Currículos e Práticas Pedagógicas: a formação dos profissionais de organização da Cultura”.

Em sua fala, Barbosa enfatizou a multidisciplinaridade do produtor cultural e destacou a importância da capacitação profissional. “As formações que têm surgido têm suas especificidades, mas todas têm a mesma proposta de formar profissionais capacitados. Devemos nos unir por aquilo que nos assemelha e não nos afastar pelas diferenças”, conclui.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: